25 C
Três Lagoas
segunda-feira, 13 de abril, 2026

Simone Tebet vota pela aprovação da PEC que permite indenização em terras indígenas‏

26/03/2015 – Atualizado em 26/03/2015

Simone Tebet vota pela aprovação da PEC que permite indenização em terras indígenas

Por: Assessoria de imprensa

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) afirmou que a PEC 71/2011, que permite a indenização a produtores que adquiriram terras declaradas indígenas, corrige uma grave omissão e a demora na resolução do problema que gera conflitos entre índios e produtores rurais. A PEC foi aprovada nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A matéria ainda será votada em Plenário.

A senadora destacou que a PEC confirma o direito dos povos indígenas pela área e corrige dispositivo da Constituição Federal, obrigando a União a pagar aos produtores também pela terra nua e não apenas pelas benfeitorias úteis.

“Não tenho dúvida em relação à responsabilidade do Estado, pela omissão, quando não cumpriu o prazo de 5 anos determinado pela Constituição; e pela ação, ao conceder títulos dominiais a produtores rurais em terras indígenas, que, de boa- fé, adquiriram a terra e passaram a produzir”, disse.

Mato Grosso do Sul

Simone relatou que enquanto Vice-Governadora participou de diversas reuniões entre lideranças indígenas, produtores rurais e Governo Federal.

“Estamos aprovando a matéria num bom momento. Diferentemente do passado, a questão está madura. Há consenso. Os índios querem a terra e os produtores a indenização porque os conflitos se agravaram tanto que não há possibilidade de viver e produzir nessas terras. Portanto, essa medida atende ao Governo Federal, aos índios e aos agricultores que por meio da indenização poderão, finalmente, adquirir outra área, plantar e produzir para o bem do País”, afirmou.

Simone Tebet conversa com relator da PEC, senador Luiz Henrique

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Reboque clonado é descoberto na BR 262 e acaba apreendido em operação da PRF

Veículo com placas falsas e irregularidades administrativas foi interceptado durante fiscalização em Água Clara

Marido tenta matar esposa atropelada e acaba preso em flagrante em Água Clara

Imagens de câmeras desmentiram versão do suspeito, onde vítima foi socorrida em estado grave e caso é investigado como tentativa de feminicídio

Secretário de Segurança de MS leva debate sobre crime aos EUA

Antonio Carlos Videira participa de conferência internacional e destaca desafios do combate ao crime organizado no Brasil