21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

SIGO criado em MS será demonstrado em feira internacional

Policial – 15/04/2013 – 18:04

O SIGO, que é referência no país e é usado pela Secretaria de Segurança Pública de MS, está entre as atrações da ISC Brasil 2013, uma das mais importantes feiras de segurança do país

A CompNet, empresa de Campo Grande especializada em soluções sistêmicas para a área criminal e defesa civil, vai demonstrar o SIGO – Sistema Integrado de Gestão Operacional na 8º edição da ISC Brasil 2013 – Feira e Conferência Internacional de Segurança, que acontece de 16 a 18 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O SIGO, que já é utilizado em Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, e está em processo de implantação em outros dois estados brasileiros e em fase de negociação em mais dois países na África e América Central, é o único sistema do gênero no país e cria uma grande rede de informações criminais integrando todas as corporações de segurança em tempo real e em um único banco de dados.

Trata-se de um sistema de coleta, tratamento e convergência das operações e informações das Polícias Militar, Civil, Técnica e Científica, Bombeiro Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, Poder Judiciário, Penitenciarias e Centros de Atendimentos Emergenciais. Ele adota normas e práticas operacionais que mudam a maneira como são conduzidos os procedimentos, interligando-os e unificando-os de ponta a ponta.

Um dos módulos do sistema permite que cada viatura tenha acesso a todos esses dados, em tempo real, diretamente no tablet ou celular onde o policial ou agente estiver. Por meio do tablet, a central que envia as ocorrências para os policiais sequer precisa utilizar o rádio ou telefone. O atendente do 190/192/193 tem, em uma tela de computador, a geolocalização exata de cada viatura e todo procedimento de empenho acontece de forma automática.

Na central, assim que o atendente recebe um chamado (190, 192 ou 193) identifica o fato, evolvidos e sua localidade, o SIGO já mostra para o despachante as viaturas ou agentes mais próximos e com um simples click ele empenha e acompanha visualmente o desenrolar do atendimento como, por exemplo, o acompanhamento georreferenciado em tempo real da viatura, quanto tempo ela vai demorar a chegar ao local, quantas viaturas e quais as forças estão empenhadas naquela ocorrência e muito mais.

Na viatura empenhada, o agente recebe o local exato, orientado por GPS e mapa, e todos os detalhes da ocorrência, inclusive inserir informações para fechamento do boletim de ocorrência. Somente esse procedimento pode trazer no geral uma economia de até 60%, cálculo baseado no empenho eficaz de toda infraestrutura como efetivo, viaturas, combustível e o mais importante reduzindo o tempo de atendimento ao cidadão.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...