26 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

SIEMS insere Enfermagem do MS em Levantamento Nacional referente à lei do descanso

Sindicato contribui com análise técnica baseada na experiência da 3ª maior Santa Casa do país

Para que a Lei do descanso da Enfermagem (14.602/23) torne-se realidade em Mato Grosso do Sul e em todo país, em janeiro, o SIEMS (Sindicatos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul) convidou a Dra. Enfª Maressa Siqueira de Aragão Monteiro, da gerência de Enfermagem e Equipe Multiprofissional da Santa Casa de Campo Grande/MS, para análises e sugestões de critérios para que os locais de repouso atendam adequadamente os profissionais.

Conforme a lei, as instituições de saúde públicas e privadas devem oferecer locais exclusivos para descanso da equipe de enfermagem, em espaço arejado, combanheiro, mobiliário adequado, conforto térmico e acústico e espaço compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço.

A Enfermeira Maressa relatou a experiência do hospital, que é a 3º maior Santa Casa do país, destacando que é importante uma análise estrutural, com estimativa do espaço físico, quantitativo de profissionais da unidade de atendimento e jornada de trabalho dos profissionais. 

“A Santa Casa de Campo Grande está em mudanças para adequação, mas já tem muita experiência e até mesmo espaços que contemplam o que está definido na atual legislação. Recentemente foi realizada reforma na área de descanso do Pronto Socorro (PS), há um local para os Técnicos em Enfermagem e outro para os Enfermeiros, com camas, ar condicionado, separados da copa, foi um resultado positivo, tanto que o hospital pretende fazer adequações nos demais espaços para que se assemelhem a esta área do PS”, enfatizou.

A partir da realidade do hospital, com maior perspectiva dos profissionais que atuam em jornada de 12hx36h, a Enfermeira  realizou levantamentos numéricos, detalhou as experiências, e, desta forma, apontou critérios relevantes, como: manter os espaços de descanso dentro das unidades de trabalho dos profissionais, manter a copa separada dos quartos, camas aos invés de poltronas, organização dos registros de intervalo, bem como uma maior proximidade entre instituições de saúde e órgãos fiscalizatórios do trabalho para que haja unificação no entendimento e conforme a realidade local, entre outros.

Levantamento NacionalO presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, explica que todos os apontamentos em conjunto com a Santa Casa CG/MS, estão contribuindo para um levantamento nacional, o qual resultará em um documento, elaborado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) que será encaminhado para o Ministério Público do Trabalho.

“Esse levantamento é realizado por instituições de todo país que estão se mobilizando para que a Enfermagem tenha melhores condições de trabalho com um descanso digno, garantindo uma qualidade de vida aos profissionais”, finaliza Lázaro Santana.

Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas sediará reunião sobre o futuro do futebol local

Encontro terá participação da Federação de Futebol de MS e representantes do esporte local Três Lagoas será palco, nesta quinta-feira (13), de uma reunião voltada...

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO

Prefeitura convoca 13 profissionais para reforçar equipes da Saúde em Três Lagoas A Prefeitura de Três Lagoas convocou, nesta terça-feira (11), treze candidatos aprovados no...

Luzes de Natal transformarão Três Lagoas em cenário encantado

A decoração natalina deste ano vai destacar 22 pontos da cidade com árvore gigante, elementos 3D e atrações especiais, incluindo árvores flutuantes na Lagoa...