Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose
A Caçula FM marcou presença no Show Florestal 2025, um dos maiores eventos do setor florestal brasileiro, realizado em Três Lagoas. Entre as autoridades presentes, destacou-se o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, que ressaltou o papel estratégico do estado na consolidação do chamado “Vale da Celulose”.
Durante entrevista ao jornalista Rafael Oliveira no evento, Verruck destacou que a feira simboliza a materialização de um projeto iniciado há mais de uma década. “O que a gente está vendo aqui hoje é exatamente o que imaginamos há dez anos para o setor florestal. Hoje Mato Grosso do Sul é referência mundial. Temos tecnologia, mão de obra qualificada, parcerias entre setor público e privado e atração de grandes investimentos”, afirmou.
O secretário relembrou que o processo de industrialização do setor começou ainda no governo de Reinaldo Azambuja, com a definição de três eixos estratégicos para o desenvolvimento: florestal, proteína animal e bioenergia. Esse planejamento, segundo ele, foi aprofundado na gestão do governador Eduardo Riedel, que consolidou o setor de celulose como destaque nacional e internacional.
Atualmente, Mato Grosso do Sul abriga algumas das maiores fábricas do mundo, incluindo empreendimentos que somam bilhões de dólares em investimentos. O avanço inclui também a produção de celulose solúvel, novidade trazida pela Bracell em Bataguassu, e a projeção para futuras expansões industriais.
“Estamos vivendo um momento de consolidação. O mundo já reconhece o nosso potencial, e seguimos atraindo olhares e investimentos internacionais, principalmente da Ásia. O Mato Grosso do Sul é hoje o estado da celulose mais competitiva e de menor custo do mundo”, pontuou Huck.
O secretário também reforçou que o ambiente favorável de negócios, aliado à estabilidade política e à parceria público-privada, garante confiança aos investidores internacionais: “Criamos um ecossistema que estimula o desenvolvimento. A expectativa é de que o estado continue crescendo e se mantenha como referência nos próximos anos.”