Previsão do CEMTEC-MS indica aumento de instabilidades a partir da tarde, com possibilidade de raios e rajadas de vento
A sexta-feira, 20, em Três Lagoas deve marcar a transição no padrão climático registrado nos últimos dias em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC-MS), a circulação anticiclônica em médios níveis da atmosfera, responsável por favorecer temperaturas próximas dos 40°C no Estado, começa a perder intensidade, permitindo o retorno gradual das chuvas.
A previsão indica sol entre nuvens ao longo do dia, com aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva. Essas precipitações tendem a se tornar mais regulares em diversas regiões do Estado, impulsionadas pelo aquecimento diurno e pela maior disponibilidade de umidade na atmosfera.
A partir da tarde e durante a noite, a passagem de cavados e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica devem intensificar as instabilidades, especialmente na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Apesar do retorno das chuvas, o calor ainda predomina. As temperaturas podem atingir entre 36°C e 38°C em algumas áreas do Estado, além de baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 40%, principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste. Em Três Lagoas, o cenário deve seguir a tendência estadual, com calor, variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva ao longo da sexta-feira.


