Campanha tem objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio, além da saúde mental.
O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio. E no dia 10, é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Suicídio.
Há 60 anos, falar sobre suicídio era algo muito mais complexo do que atualmente, pois havia muito mais preconceitos. Mas daquela época até hoje, o assunto está mudando e facilitando de várias formas abordar sobre o tema.
É importante tratar do assunto com transparência e seriedade, para mudar essa triste estatística. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
Acredita-se que falar abertamente sobre suicídio é a melhor maneira de prevenção. Esse mês é concentrado para apoiar de maneira acolhedora e sem julgamentos, pois todos passam por momentos difíceis na vida. Quando se trata de depressão, é necessário muito apoio emocional e um ambiente seguro para tratar do assunto.
Existem várias mídias sociais, e telefones que podem tratar do assunto de forma eficiente e sigilosa. Mas vale lembrar, que conversar com pessoas próximas, ou se necessário, procurar ajuda de um profissional pode evitar o seu acontecimento.
Reforçamos o propósito de seguir oferecendo apoio a quem quer conversar sobre seus sentimentos. Conte com os voluntários pelo telefone 188 ou veja as demais formas de contato pelo site, cvv.org.br.


