13/05/2014 – Atualizado em 13/05/2014
Por: Correio do Estado
Oito pacientes foram contaminados por uma bactéria na área de emergência do Hospital de Messejana, em Fortaleza. Sete deles morreram e um continua internado. O estado de saúde dele não foi informado.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, os pacientes contaminados tinham entre 70 e 90 anos e já estavam internados em estado grave devido a doenças como insuficiência cardíaca e pulmonar.
A primeira morte ocorreu em 7 de abril, quando o hospital começou a monitorar o caso.
Segundo a pasta, a bactéria Acinetobacter balmani é comum em ambientes hospitalares. A transmissão ocorre pelo contato direto pelas mãos ou objetos contaminados.
Após duas mortes em dois dias, em 29 de abril e 1º de maio, a direção do hospital decidiu fechar a área de emergência, para desinfecção e reformas. Ao todo, 20 pacientes que estavam no local foram transferidos para outros hospitais.
A última morte foi registrada na quinta-feira.
Em nota, a secretaria diz que, embora os pacientes tenham sido contaminados pela bactéria, não é possível precisar se ela foi a causa das mortes.
Ainda segundo a pasta, o setor passou por serviços de desinfecção, pintura e troca de instrumentos de trabalho. O local foi reaberto anteontem.
