24 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Sesi Bonecos faz apresentação especial para crianças da comunidade Tia Eva

21/08/2013 – Atualizado em 21/08/2013

A companhia italiana Girovago y Rondella apresentou a peça “Mão Viva” na tarde desta terça-feira (20/08)

Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

No pequeno palco montado no salão da comunidade Tia Eva, na Vila São Benedito, em Campo Grande (MS), mãos transformam-se em animados personagens durante apresentação especial para as crianças do bairro como parte da programação do Sesi Bonecos do Mundo, maior festival de marionetes do Brasil que o Sistema Fiems (Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul) traz à Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos da cidade. Ao som da percussão e de um acordeão, as mãos bailaram e fizeram números circenses como parte do espetáculo “Mãos Vivas”, da companhia italiana Girovago y Rondella, uma das 11 que vão se apresentar neste sábado (24/08) e domingo (25/08) no Parque das Nações Indígenas.

As crianças e os demais moradores da comunidade ficaram maravilhados com a oportunidade ímpar de apreciar uma apresentação cultural tão diferenciada e distante da realidade dos descendentes dos quilombolas. “Eu fiquei muito surpreso, imaginei que fossem aparecer bonecos e na verdade são mãos. Muito divertido”, disse o estudante Airton Martins, 13 anos, que mora na Vila São Benedito e é descendente da Tia Eva, ex-escrava benzedeira que veio para Campo Grande em 1905.

Na comunidade todo mundo é parente, ainda que distante. A também estudante Ana Beatriz Penha dos Reis, 10 anos, por exemplo, é prima de Airton Martins e ficou encantada com a apresentação. “Eu gosto de teatro, quero ser atriz. Já assisti duas peças na igreja da comunidade e estou feliz em estar aqui. Não sabia que dava para fazer teatro com as mãos, muito legal”, declarou.

Na avaliação a presidente da Associação dos Descendentes da Tia Eva, Lúcia da Silva, esse tipo de iniciativa é fundamental para que a comunidade conheça o teatro e tome gosto pela arte. “Tem criança aqui que talvez nunca tenha outra oportunidade de ver uma peça de teatro na vida. Aqui temos algo em torno de 60 crianças e é importante que elas conheçam o teatro”, avaliou.

A produtora cultural do Sesi Bonecos do Mundo no Estado, Andrea Freire, destacou que projetos como esse sempre prestigiam uma comunidade carente, levando arte e proporcionando o acesso ao teatro. “É o que chamamos de apresentação filantrópica, cuja ideia é de aproximar os públicos do teatro”, disse. O co-curador das companhias internacionais do Sesi Bonecos do Mundo, Fernan Cardama, reforçou que a apresentação desta terça-feira conseguiu atingir diferentes públicos, encantando crianças e adultos. “Apesar de não ter diálogo, nem narrador, a linguagem teatral toca o público e as pessoas conseguem compreender muito bem a mensagem”, afirmou.

Programação

Desde segunda-feira (19/08), no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, o Sesi Bonecos do Mundo realiza a oficina composição cênica e dramaturgia de animação, realizada por Marcos Ribas, e, nesta quarta-feira (21/08), começa o oficina sobre teatro de sombras, ministrada por Kei Goto, que se especializou no uso das mãos e da luz como únicos protagonistas e vai ensinar as técnicas dessa arte milenar. “As oficinas ajudam a disseminar a técnica e contribui com os artistas no processo criativo”, declarou a técnica de área de lazer do Sesi, Gisele Freire.

Além disso, também nesta quarta-feira, às 19h30, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, será realizada uma pré-estreia com a apresentação do espetáculo “Pequeno Conto”, de Hugo e Inês (Peru). Já nos dois dias de apresentação programados para este fim de semana o Sesi Bonecos do Mundo tem a expectativa de reunir um público semelhante ao da última edição em Campo Grande, promovida no ano de 2009, quando no primeiro dia foram quase 10 mil pessoas e outras 15 mil no segundo dia.

Neste ano, serão 13 espetáculos inéditos, encenados por 11 das mais importantes companhias nacionais e internacionais, com grupos de países como Rússia, Coreia, Itália, Japão, EUA, Peru além de Brasil, que farão apresentações gratuitas durante o festival. O Festival vai contar ainda com exposição de títeres raros, mostras fotográficas e de curtas de animação temáticas, feira de marionetes e livros, cenografia viva e interativa, ateliê de mestres tradicionais mamulengueiros e show do Pato Fu com bonecos do Giramundo.

O show será do álbum premiado com o Grammy em 2011, “Música de Brinquedo”, terá a participação dos bonecos do Giramundo e a exposição Coleção Magda Modesto – Títeres dos Quatro Cantos do Mundo. Na programação, destaque para a companhia de Teatro de Sombras Japonesa Kakashi-za, que está vindo ao Brasil para participar do Sesi Bonecos do Mundo. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna dessa arte milenar que é o teatro de sombras do Japão.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto:Divulgação

Crianças se divertem ao assistir os Bonecos do SesiFoto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.