Medida amplia por mais três meses o acesso a cirurgias eletivas e exames pelo SUS em Mato Grosso do Sul
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) prorrogou até 31 de março de 2026 os mutirões do Programa MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila, voltado à realização de cirurgias eletivas e exames com finalidade diagnóstica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão consta em resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5).
O prazo anterior do programa havia se encerrado em 31 de dezembro de 2025, mas foi estendido por mais três meses com o objetivo de ampliar o acesso da população aos procedimentos e reduzir a demanda reprimida na rede pública de saúde.
A resolução entra em vigor a partir da data de publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026, e é assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Programa MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila
Em funcionamento desde maio de 2023, o programa foi criado para enfrentar filas históricas por atendimentos no SUS e garantir uma resposta mais rápida e humanizada aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
De acordo com dados divulgados pela SES, até maio de 2025 o programa já havia realizado 87,5 mil atendimentos, sendo 51.353 exames e 36.131 cirurgias, consolidando-se como uma das principais estratégias do Estado para ampliar o acesso à saúde pública.
A iniciativa segue atendendo à demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias eletivas, beneficiando pacientes que aguardavam há anos por procedimentos na rede pública.
Com informações Jornal Midiamax


