24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de janeiro, 2026

SES prorroga mutirões do programa Mais Saúde, Menos Fila até março

Medida amplia por mais três meses o acesso a cirurgias eletivas e exames pelo SUS em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) prorrogou até 31 de março de 2026 os mutirões do Programa MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila, voltado à realização de cirurgias eletivas e exames com finalidade diagnóstica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão consta em resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (5).

O prazo anterior do programa havia se encerrado em 31 de dezembro de 2025, mas foi estendido por mais três meses com o objetivo de ampliar o acesso da população aos procedimentos e reduzir a demanda reprimida na rede pública de saúde.

A resolução entra em vigor a partir da data de publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026, e é assinada pelo secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Programa MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila

Em funcionamento desde maio de 2023, o programa foi criado para enfrentar filas históricas por atendimentos no SUS e garantir uma resposta mais rápida e humanizada aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com dados divulgados pela SES, até maio de 2025 o programa já havia realizado 87,5 mil atendimentos, sendo 51.353 exames e 36.131 cirurgias, consolidando-se como uma das principais estratégias do Estado para ampliar o acesso à saúde pública.

A iniciativa segue atendendo à demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias eletivas, beneficiando pacientes que aguardavam há anos por procedimentos na rede pública.

Com informações Jornal Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cachorrinho desaparece no bairro Santos Dumont

Animal foi visto pela última vez na tarde desta terça-feira e família pede ajuda da população Um cachorrinho chamado Dino desapareceu na tarde desta terça-feira...

Criminoso invade loja pelo telhado e furta 10 celulares no Centro de Três Lagoas

Câmeras de segurança registraram a ação, onde prejuízo estimado passa de R$ 15 mil e Polícia Civil investiga o caso

Companhia ‘Estrela de Belém’ mantém viva a Folia de Reis em Três Lagoas

Integrantes percorrem casas e comunidades levando cantos, orações e fé