17.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

SES-MS reforça importância da suplementação de vitamina A em crianças

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está intensificando a orientação sobre a suplementação de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses, como parte do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA), coordenado pelo Ministério da Saúde. A medida visa prevenir doenças e garantir o desenvolvimento saudável na primeira infância.

Segundo especialistas, a vitamina A é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, proteção da visão e manutenção da integridade da pele e mucosas. Sua deficiência pode causar sérios prejuízos à saúde infantil, como aumento de infecções respiratórias e diarreias, além de distúrbios oculares graves, como a xeroftalmia — condição que pode levar à cegueira irreversível.

De acordo com o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, a suplementação deve ser tratada como uma prioridade. “É uma estratégia simples, segura e eficaz. Nosso papel é apoiar os municípios com insumos e orientações para ampliar a cobertura. Garantir a dose certa, na idade certa, é cuidar do presente e do futuro das crianças”, afirmou.

O esquema de suplementação segue diretrizes rígidas. As cápsulas de megadoses (100.000 UI ou 200.000 UI) são enviadas pelo Ministério da Saúde duas vezes ao ano e distribuídas conforme as necessidades de cada município. A aplicação pode ser feita nas salas de vacinação, durante consultas de puericultura ou em ações específicas, como visitas domiciliares.

A nutricionista Gláucia da Silva Nunes, responsável técnica pelo Programa de Micronutrientes da SES, destaca a importância do acompanhamento. “Quando a alimentação não supre a necessidade nutricional da criança, a suplementação entra como uma medida de segurança, com impacto direto na saúde pública”, explicou.

O controle das doses administradas é feito pela Caderneta da Criança e pelo sistema SISAB. Os municípios devem monitorar a cobertura e adotar estratégias de busca ativa sempre que necessário. O suplemento é oral e nunca deve ser administrado por vias injetáveis. O intervalo mínimo entre as doses é de quatro meses.

Mais informações e o passo a passo para monitoramento estão disponíveis no site da SES: www.nutricao.saude.ms.gov.br.

Vitamina A: um gesto simples com efeitos duradouros na saúde das crianças.

Com informações Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana