26.4 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio, 2025

SES-MS lança plataforma para otimizar gestão da saúde bucal em MS

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) acaba de lançar o Painel Estadual Odontológico, uma ferramenta digital inovadora que possibilita o acompanhamento em tempo real dos atendimentos odontológicos realizados na Atenção Primária à Saúde (APS) do estado. Integrado ao sistema e-SUS APS, a nova plataforma visa garantir maior eficiência, transparência e planejamento nos serviços de saúde bucal, promovendo um atendimento mais eficaz à população.

O e-SUS APS, uma estratégia do Ministério da Saúde, é uma iniciativa para reestruturar as informações da Atenção Primária do SUS, permitindo o registro e monitoramento de consultas e procedimentos de forma digital. Em Mato Grosso do Sul, a Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS) da SES vinculou os dados registrados pelos municípios ao APS Digital, plataforma que também possibilita o acompanhamento de vacinação, bem como a produção das equipes médicas e de enfermagem. A novidade agora inclui o monitoramento da saúde bucal com o lançamento do painel odontológico.

Com essa integração, os gestores de saúde do estado terão acesso a informações detalhadas sobre os atendimentos odontológicos, como as produções das equipes de saúde bucal e indicadores estaduais e ministeriais, além de dados específicos sobre atendimentos a gestantes. Esse monitoramento digital contribuirá para a otimização da gestão da saúde bucal, facilitando a tomada de decisões mais rápidas e precisas.

Giovana Buzinaro, coordenadora de Saúde Bucal da SES-MS, enfatizou a importância da ferramenta: “Esse painel traz mais precisão e agilidade na obtenção de dados sobre os atendimentos odontológicos, permitindo um planejamento mais eficaz das ações em cada município. É um avanço fundamental para fortalecer a saúde bucal da população sul-mato-grossense, otimizando a gestão da saúde bucal em nosso Estado”.

A plataforma é de fácil acesso para as áreas técnicas odontológicas dos municípios. Para utilizar a ferramenta, basta que os profissionais se cadastrem no site apsdigital.saude.ms.gov.br e solicitem a liberação do acesso ao gestor municipal do APS Digital.

Com informações Agência de Noticias do Governo de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais

O Estado vem numa sequência de três meses com dados positivos na geração de empregos formais.

Mulheres de MS contam histórias inspiradoras de superação, conquistas e gratidão

O objetivo dessas iniciativas é desenvolver as habilidades e competências dos trabalhadores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

MS protocola na Alems proposta de reajuste anual do funcionalismo

A proposta de lei apresentada considera as disponibilidades financeiras do Estado, passando a vigorar a partir de 1º de maio de 2025.