14.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Servidores participam de curso de normas de contabilidade pública

Cultura – 23/05/2013 – 14:05

Objetivo é capacitação para implementação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP) nos registros contábeis da Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle, promove curso de conhecimento e treinamento de Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP).

O curso, com a participação de servidores públicos municipais do Executivo e também do Legislativo, foi oficialmente aberto pela prefeita Marcia Moura (PMDB), na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Centro de Referência Assistencial e Educacional (Crase) Coração de Mãe.

Na solenidade de abertura, participaram também: vice-prefeito Luiz Akira; secretários Walmir Marques Arantes (Governo), Gilmar Meneguzzo (Finanças), Eliane Brilhante (Saúde), Mário GrespanNeto (Educação e Cultura) e Janaína Ávila Lunardi (Administração); e os dois palestrantes da GovBR – Governança Brasil, responsável pelo curso, AldreyKich e Alcenir Vergílio Negri.

“Precisamos das informações corretas e legais de todas as Secretarias Municipais para a elaboração do Orçamento, Lei de Diretrizes Orçamentáriase outros procedimentos legais. Por isso, é importante que todos tomemos conhecimento das novas normas de contabilidade, contidas na NBCASP”, observou Gilmar.

“É uma iniciativa da prefeita Marcia Moura e que todos estamos tendo para nos adequarmos aos novos procedimentos da gestão pública”, completou o secretário de Finanças.

Essas normas “exigem controle rígido, novos procedimentos de controle e destacam a importância do patrimônio público municipal, que passa a ser evidência da nova contabilidade pública”, explicou.

“Desde 2005, quando assumimos a Prefeitura na administração da ex-prefeita e hoje vice-governadora Simone Tebet, iniciamos minucioso levantamento e a elaboração dos bens patrimoniais do Município de Três Lagoas”, ressaltou o secretário Walmir.

“A tão necessária captação de recursos só é possível hoje com o aval e credibilidade de um patrimônio público municipal sólido”, completou Walmir.

“Qualquer entidade pública, notadamente a Prefeitura, tem que estar preparada, transparente, de acordo com as regras da nova contabilidade pública. É uma mudança muito grande e cada setor tem a sua responsabilidade de controle e gestão”, antecipou Alsenir Negri, antes do início do curso, a ser ministrado no período da manhã e no período da tarde.

ENGRENAGEM

Por sua vez, a prefeita Marcia Moura voltou a destacar a importância do serviço público para o bem da Cidade e da população. “Somos uma engrenagem em que todos têm a sua parcela de responsabilidade para a melhoria dos serviços que prestamos à nossa população e melhorias da nossa Três Lagoas”, disse.

Para tanto, “já temos em Três Lagoas um controle interno, um Departamento de Patrimônio Público, o Portal da Transparência e o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão). Mas para que tudo isso seja eficiente, é importante que nos adaptemos à implantação das novas normas de contabilidade pública, contidas na NBCASP”, observou a prefeita.

“Não adianta apenas termos vontade política de fazer o que há de melhor para a nossa Cidade e população, mas precisamos contar com o envolvimento de todos os nossos servidores neste processo de crescimento de Três Lagoas”, completou a prefeita Márcia Moura.

TEMÁTICA

No curso, os servidores municipais terão oportunidade de se inteirar de uma ampla e importante temática, inserida no conteúdo da NBCASP.

Tendo como base legal a Constituição Federal de 1988 e diversificada legislação que trata especificamente da Contabilidade Pública, responsabilidade Fiscal, Licitações e outras questões, o curso iniciou com a apresentação da Introdução às Normas Brasileiras de contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Para melhor entendimento dessa ampla temática, foram explicados aos servidores os conceitos gerais de: Ativo, Patrimônio Público, Depreciação, Amortização, Exaustão, Redução ao Valor Recuperável, Valor Contábil Líquido e Comodato, entre outros.

O segundo assunto apresentado foi o Fluxo Geral de Controle Patrimonial no que diz respeito à Incorporação, Transferência, Depreciação, Desincorporação (Baixa e Desfazimento), Reavaliação e Alienação.

Pela programação anunciada do curso, o último tema a ser abordado foi o Roteiro de Regularização do Patrimônio Público no que se refere à: Gestão e Recadastramento Patrimonial; Objetivos a serem alcançados (produtos); Planejamento Estratégico Patrimonial; e Modelo de Planejamento Estratégico Patrimonial.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...