Geral – 07/12/2012 – 15:12
Capacitação é da Escolagov, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, para valorização do servidor e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população
A Prefeitura de Três Lagoas, através da Coordenação Municipal de Capacitação, encerrou mais um Curso de Atendimento ao Público, nesta quinta-feira (6), nas dependências da Unidade I, Campus Três Lagoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O curso, de 32 horas, foi ministrado pela Escola de Governo (Escolagov) de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura, através da Coordenação de Capacitação, e atendeu a uma turma de 30 servidores municipais, previamente inscritos.
Os cursos da Escolagov, nas mais variadas áreas do serviço público e obedecendo a uma programação prévia, são oferecidos gratuitamente aos servidores municipais, lotados em todas as Secretarias da Prefeitura, como informou a coordenadora de Capacitação do Município de Três Lagoas, Lourdes Maria Rodrigues Paz Garcia.
“Graças a essa parceria com o Governo do Estado e do apoio da prefeita Márcia Moura, os servidores municipais têm oportunidade de capacitação, que reverte para a melhoria da qualidade dos serviços que prestamos à população”, disse Lourdes Maria.
“Além do aprimoramento dos conhecimentos, inerentes ao cargo, os cursos da Escolagov elevam a autoestima do servidor, proporcionando-lhe mais segurança e disposição para melhor atender à clientela, que é a nossa população”, observou a Coordenadora de Capacitação.
CURSO
O curso de Atendimento ao Público, de 32 horas, foi ministrado pela professora, instrutora e consultora da Escolagov, Georgina de Fátima Caldeira, a uma turma de 30 servidores, das mais variadas Secretarias do Governo Municipal.
“Além das dicas de melhoria do atendimento no serviço público, enfocamos a autoestima do servidor. Quanto mais elevada for essa autoestima, melhor ele estará preparado e capacitado para o atendimento ao público usuário”, resumiu a professora Georgina.
Segundo ela, a desmotivação do servidor se manifesta numa série de problemas que refletem na qualidade do atendimento à população. Por isso, “o primeiro passo foi elevar a autoestima, a partir do autoconhecimento e das saídas que dispomos para a solução dos nossos problemas”, observou.
Uma das principais saídas é “procurar dar um atendimento humanizado e personalizado, sendo gentil e cortês com o cidadão”, ressaltou.
“Está comprovado que, mesmo que por vezes o servidor não solucione aquele problema específico, porque não lhe compete, só o fato de atender bem e fornecer informações corretas, é suficiente e satisfaz o cidadão que procura a repartição pública”, recomendou.
O servidor deve conscientizar-se que ele “só tem serventia porque existe todo aquele povo esperando soluções e respostas”, comentou a professora.
A autoestima cresce quando o servidor “passa a enxergar-se como agente público, prestador de serviços à população, mas que também depende dela para o exercício profissional”, resumiu Georgina.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Ao lado dos novos conhecimentos adquiridos, o curso de Atendimento ao Público também proporcionou oportunidade de “troca de experiências”, como relatou a servidora Rosana Cene, lotada na Ouvidoria da Saúde.
“Já usava parte das informações que adquiri e tinha noção das dificuldades que passamos no atendimento ao público que nos procura”, observou Rosana.
No entanto, “este curso enriqueceu nossos conhecimentos e experiências, porque passamos a aprender a identificar o tipo de pessoas, com as quais nos relacionamos”, comentou Rosana.
O curso nos ensinou “a conhecer a população, os colegas e a si próprio”, resumiu
Fonte: Assessoria de Comunicação / Rosildo Moura/Assecom