09/07/2014 – Atualizado em 09/07/2014
Por: Dourados News
Servidores municipais da saúde de Dourados realizam uma mobilização geral nesta quinta-feira (10) onde participarão de uma paralisação por conta das negociações junto a administração municipal. De acordo com o sindicato que representa os servidores, a mobilização acontece como forma de protesto aos cortes recentes no setor e também o não cumprimento do reajuste salarial anual, cuja data base teve vencimento em abril.
Ainda conforme representantes sindicais, ocorrem também cortes em programas e plantões que acabam sobrecarregando os 1.266 servidores efetivos que o município possui.
Há ainda, segundo o sindicato, uma consequência para a população em geral que depende do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade.
“A administração não tem feito outra coisa a não ser retirar direitos adquiridos do servidor efetivo. O trabalhador é penalizado e não é valorizado como deveria há muito tempo, e com essa administração as coisas só pioram”, disse a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado.
Educação também deve parar
Os servidores da educação também prometem mobilização e paralisação a partir do dia 15 deste mês, data para qual está marcado o retorno dos alunos às atividades escolares no pós-férias.
Assim como os servidores da saúde, os profissionais da educação cobram reajuste salarial e o cumprimento de acordos anteriores que teriam sido fechados com a administração, que por sua vez já teria admitido dificuldades em cumpri-los.
Neste caso, existe a possibilidade do quadro ser revertido, já que a diretoria do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), disse em nota, estar aberta ao diálogo.