25.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 5 de dezembro, 2025

Servidora representa TL em certificação do Ministério da Saúde

A Saúde Pública de Três Lagoas vive um momento histórico. Nesta quarta-feira, 03 de dezembro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente na cerimônia oficial do Ministério da Saúde para receber, em mãos, o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo Ouro de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis e da Hepatite B.

Entre os representantes do município, esteve Natalia de Andrade Santos, coordenadora do Programa Municipal IST/Aids HV de Três Lagoas, que participou da solenidade representando o município e todos os profissionais do serviço que já contribuíram e contribuem para essa conquista coletiva.

A entrega dos certificados reforça o reconhecimento nacional da excelência do trabalho desenvolvido no município, que se tornou referência na prevenção, diagnóstico e acompanhamento de gestantes e recém-nascidos. A premiação é resultado da avaliação realizada pela Equipe Nacional de Validação (ENV), que esteve em Três Lagoas entre 29 de setembro e 2 de outubro de 2025, analisando indicadores de vigilância, assistência, testagem e cobertura vacinal.

O reconhecimento foi concedido após Três Lagoas comprovar zero casos de transmissão vertical do HIV, além de alcançar índices de excelência na prevenção da sífilis e da hepatite B, com cobertura vacinal superior a 98% em recém-nascidos e ampla oferta de testagem na rede pública e privada.

Outro ponto destacado no relatório é a cobertura de 100% da Atenção Primária à Saúde, garantindo que todas as gestantes do município tenham acesso ao pré-natal e acompanhamento adequado.

A conquista dos certificados consolida Três Lagoas como protagonista na promoção da saúde materno-infantil e no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), servindo como modelo de boas práticas para outros municípios brasileiros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana termina com 107 vagas de emprego disponíveis em Três Lagoas

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

Limite de despesas foi calculado em R$ 2,43 trilhões.

Ação realiza coletas de DNA na operação Codesul II em MS

Etapa realizada em MS soma 393 coletas e integra esforço conjunto no âmbito da Operação Codesul II