23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Senado homenageia 19 mulheres com o Prêmio Bertha Lutz por suas contribuições à defesa dos direitos femininos

Na quinta-feira (27), o Senado entregou o Prêmio Bertha Lutz a 19 mulheres que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero no Brasil. O prêmio, instituído em 2001, homenageia a bióloga e feminista Bertha Lutz, que lutou pelos direitos políticos das mulheres e pelo voto feminino. A cerimônia ocorreu no plenário do Senado, com destaque para as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, ambas homenageadas. Montenegro, com mais de 80 anos de carreira, e Torres, vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar, foram reconhecidas por suas contribuições à cultura brasileira.

A senadora Leila Barros, presidente da sessão, ressaltou que o diploma é um ato de resistência contra o machismo, a discriminação e a desigualdade salarial. Ela também destacou a importância de mais mulheres na política para garantir que suas demandas sejam atendidas em políticas públicas. Já o senador Eduardo Gomes afirmou que a luta pela igualdade de gênero é uma busca por justiça e equiparação de oportunidades.

A senadora Soraya Thronicke acrescentou que a proteção dos direitos das mulheres deve envolver também os homens, para garantir paridade de gênero.

As 19 homenageadas em 2025 incluíram mulheres de diversas áreas, como a escritora Conceição Evaristo, a atriz Fernanda Montenegro, a juíza Bruna dos Santos Costa Rodrigues e a ativista Tunísia Viana de Carvalho, entre outras. Durante a cerimônia, a juíza Bruna Rodrigues falou sobre os desafios que ainda existem, afirmando que a luta pelos direitos das mulheres transcende questões políticas e é uma causa de direitos humanos universais. Ela também citou a escritora Conceição Evaristo, destacando a importância de abrir caminhos para futuras gerações.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026