19.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Senado aprova instalação de free shop em Ponta Porã

Geral – 13/09/2012 – 08:09

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei da Câmara 11/2012, que autoriza as prefeituras de 28 cidades brasileiras de nove Estados a instalarem free shops (lojas que não cobram impostos na venda de produtos para turistas). A proposta é do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e segue para votação na Casa, o que deve acontecer já na próxima semana.

Os lugares contemplados são as chamadas cidades-gêmeas: municípios em zona de fronteira que são integradas a cidades de países vizinhos, onde não há postos aduaneiros. Geralmente, essas cidades são separadas apenas por uma rua ou curso de água. É o caso de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, gêmea da paraguaia Pedro Juan Caballero; Tabatinga, no Amazonas, gêmea de Letícia, na Colômbia; Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR), irmãs de Bernardo de Irigoyen (Argentina).

A lei ainda precisa de regulamentação, que ficará sob a responsabilidade do Ministério da Fazenda e da Receita Federal. O projeto original previa a instituição de um regime de devolução dos impostos cobrados nos produtos a turistas estrangeiros, mas o Ministério da Fazenda vetou o item. A equipe econômica alega que vários impostos incidem sobre os produtos, inclusive tributos que não podem ser regulamentados por lei federal. A Fazenda também alega ser “difícil” implantar um sistema de devolução de dinheiro aos turistas.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sig identifica suspeitos de roubo duplamente qualificado contra idoso, em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (5), agentes da SIG, a Seção de Investigação Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram três pessoas suspeitas de...

14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebeu  competidores de todas as partes do país e um grande público...

Comissão aprova projeto que proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida

Saulo Pedroso, relator do projeto de lei que proíbe juros sobre parcela de imóvel do MCMV atrasada. (Foto: Divulgação Câmara Federal)