34.1 C
Três Lagoas
domingo, 31 de agosto, 2025

Seminário de imersão sobre Sarampo capacita profissionais de saúde para fortalecer a cobertura vacinal no MS

O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a doença, suas manifestações clínicas, estratégias de imunização e os procedimentos de diagnóstico

Para reforçar a capacitação técnica e a vigilância epidemiológica contra o sarampo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) em parceria com Ministério da Saúde, promove o ‘Seminário de Imersão sobre Sarampo: Aspectos clínicos, epidemiológicos, imunização e diagnóstico’. A ação será realizada nos dias 28 e 29 de agosto em Dourados e Ponta Porã, respectivamente.

O público-alvo do seminário é composto por profissionais de saúde que atuam em diversas áreas, incluindo atenção primária e especializada, saúde indígena, vigilância epidemiológica, imunização, emergências em saúde pública e laboratórios. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a doença, suas manifestações clínicas, estratégias de imunização e os procedimentos de diagnóstico, visando fortalecer a rede de atenção e resposta rápida a possíveis casos.

“Este Seminário é fundamental para manter nossos profissionais de saúde atualizados sobre os desafios que o sarampo impõe. Capacitar a equipe em vigilância e diagnóstico é essencial para agirmos de forma rápida e assertiva, garantindo que o Estado continue bem preparado para enfrentar qualquer ameaça da doença”, afirma o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.

Programação

Dourados:

Data: 28 de agosto

Horário: 14h às 18h

Local: Auditório da Unigran – Bloco 4

Endereço: Rua Balbina de Matos, 2121 – Jardim Tropical

Ponta Porã:

Data: 29 de agosto

Horário: 14h às 18h

Local: Centro Internacional de Convenções Miguel Gomes

Endereço: Rua Baltazar Saldanha, 1.550 – Jardim Ipanema

MS Vacina Mais: Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Em um esforço contínuo para aumentar a cobertura vacinal e prevenir a circulação do vírus do sarampo, a SES lançou a campanha de vacinação ‘MS Vacina Mais: Sarampo’, que estabelece a intensificação da oferta da vacina contra a doença em Mato Grosso do Sul. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).

A iniciativa acontece nos 79 municípios do estado e vai até 31 de agosto, com um dia de mobilização, o ‘Dia D’, marcado para 30 de agosto. Os municípios devem enviar seus cronogramas e o relatório final até 12 de setembro.

A campanha oferece:

  • Dose zero da vacina para crianças de 6 a 11 meses de idade.
  • Vacinação seletiva para pessoas de 12 meses a 59 anos.

A ação coordenada pela SES tem como foco vacinar pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal e reforçar a imunização na população, especialmente em áreas com baixa cobertura.

A decisão de criar a campanha leva em consideração uma nota técnica do PNI (Programa Nacional de Imunizações) que recomendou a vacinação em municípios de fronteira com a Bolívia nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Além disso, a SES acompanha o aumento de casos e surtos de sarampo nos Estados Unidos e na Argentina. Esse cenário eleva o risco de o vírus ser reintroduzido no Brasil, por causa do grande fluxo de viajantes e da existência de pessoas não vacinadas.

A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra a doença, e a participação da população é fundamental para prevenir o risco de surtos

Fonte: Agência MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho

Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS,...

Com gestão rigorosa de resíduos, Hemosul é referência em sustentabilidade e segurança ambiental e do trabalho

A implementação de práticas seguras tem refletido diretamente na segurança no trabalho sem registro de acidentes relacionados ao manuseio de resíduos desde 2010 A Rede...

Mato Grosso do Sul é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP

Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição nacional no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de...