15/05/2017 09h02
Serão realizadas panfletagens, palestras educativas e seminários na cidade
Por: Redação
Nesta semana entre os dias 15 e 18 de maio, acontece em Três Lagoas ações diárias referentes ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A proposta é da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Vera Helena Arsioli,Secretária de Assistência Social disse que o objetivo destas ações é repassar informações valiosas sobre como enfrentar essa situação que retira a inocência de muitas crianças e adolescentes.
“Esperamos que, após a semana de enfrentamento, os participantes expandam o conhecimento legal e social acerca do tema, a sensibilização por parte das mães e responsáveis quanto ao cuidado e à atenção junto aos seus filhos, netos e afins”, ressaltou.
Além disso, as ações visam mostrar o quão sério é o tema e, principalmente, a inibição e a diminuição dos casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes.
MOBILIZAÇÃO EM MS
Em Mato Grosso do Sul, a mobilização alcança a todos os 78 municípios. O governo do Estado, por meio da SETASS, em parceria com o Comitê de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual (COMCEX/MS) e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA/MS), motiva essas mobilizações desenvolvidas pelos órgãos municipais, com orientações e informações relativas ao tema. Dessa forma, serão realizadas panfletagens, palestras educativas e seminários.
HISTÓRIA DA SEMANA
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações como essa ainda se repetem.



