14/10/2016 – Atualizado em 14/10/2016
Ela veio de Minas Gerais para morar com a família três-lagoense
Por: Rayani Santa Cruz
Lucelena Braga de 47 anos, esteve na Rádio Caçula para pedir ajuda no custeio de um remédio para o filho de 8 anos, Italo tem anemia falciforme e sofre desde que nasceu com a doença, e a mesma foi descoberta no teste do pezinho ainda quando era bebê.
A mãe nasceu em Três Lagoas e depois de adulta foi morar no estado de Minas Gerais em Uberaba, lá se casou teve a primeira filha e em 2008 Italo chegou na família.
O menino sempre teve que tratar da doença que é genética, incurável e com alta morbimortalidade. A característica principal da Anemia Falciforme é a deformação que causa na membrana dos glóbulos vermelhos do sangue.
As pessoas que possuem esse mal, sofrem muito principalmente com crises de dor que é mais frequente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo. Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano.
A mãe da criança mudou-se de Minas para ficar mais próxima a família e também para fazer o devido tratamento na criança, ela voltou para Três Lagoas há 24 dias e está morando com uma irmã no bairro Santa Rita.
Lucelena já procurou os devidos atendimentos nos órgãos de saúde da cidade, além da anemia, o menino sofre com uma bronquite crônica que ataca severamente o mesmo. A próxima consulta da criança está marcada para o dia 26 de outubro no ambulatório de anemia falciforme do hemocentro de São José do Rio Preto-SP, no entanto, eles precisam do remédio chamado Hydrea 500mg.
Este medicamento custa em torno de R$ 194,00 reais e a família está passando por dificuldades para comprar o remédio. Caso o garoto não tome a tal formula ele pode ter ataques da doença.
Dona Lucelena está vendendo pães de queijo mineiros para conseguir arrecadar alguma quantia. Ela que é cozinheira de mão cheia está preparando delícias mineiras para vender na cidade.
Segundo ela, uma bandeja com verdadeiros pães mineiros e recheados saem a partir de R$ 5.00 reais. Lucelena está sendo auxiliada pela irmã conhecida no bairro como Irmã Rô, que também faz comida caseira e vende para vários estabelecimentos.
Lucelena aceita encomendas e pede para que aqueles que queiram auxiliar no custeio do medicamento, experimentem os deliciosos pães de queijo autenticamente mineiros.
AJUDE O ITALO ENCOMENDE OS PÃES DE QUEIJO
67 98140 3738 ou 67 99127 6679
veja abaixo os documentos referentes ao tratamento do garoto.
Sintomas de Anemia falciforme
A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.
Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais frequente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo. Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano. Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação;
Icterícia (cor amarela nos olhos e pele): é o sinal mais frequente da doença. O quadro não é contagioso e não deve ser confundido com hepatite. Quando o glóbulo vermelho se rompe, aparece um pigmento amarelo no sangue que se chama bilirrubina, fazendo com que o branco dos olhos e a pele fiquem amarelos;
Síndrome mão-pé: nas crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão no local;
Infecções: as pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites. Por isso elas devem receber vacinas especiais para prevenir estas complicações. Ao primeiro sinal de febre deve-se procurar o hospital onde é feito o acompanhamento da doença. Isto certamente fará com que a infecção seja controlada com mais facilidade;
Úlcera (ferida) de Perna: ocorre mais frequentemente próximo aos tornozelos, a partir da adolescência. As úlceras podem levar anos para a cicatrização completa, se não forem bem cuidadas no início do seu aparecimento. Para prevenir o aparecimento das úlceras, os pacientes devem usar meias grossas e sapatos;
Sequestro do Sangue no Baço: o baço é o órgão que filtra o sangue. Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por sequestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial.
Diagnóstico de Anemia falciforme
A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.
Tratamento e Cuidados
Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção. A equipe é formada por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, dentistas, etc. Além disso, as crianças devem ter seu crescimento e desenvolvimento acompanhados, como normalmente é feito com todas as outras crianças que não têm a doença.
FONTE: minhavida.com.br

-
Content section component
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-