21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Sem Naviraiense, Estadual terá 11 clubes e quadrangular final

02/12/2017 08h55

Convidado para a vaga aberta, Cena, terceiro colocado da Série B, preferiu não disputar o campeonato

Por: Da redação

O Campeonato Estadual de 2018 deve ter 11 clubes ao invés dos 12 esperados. O Naviraiense protocolou nesta sexta-feira (1), durante a reunião do Conselho Arbitral, o seu afastamento da competição, abrindo espaço para um time da Série B. Terceiro colocado, o Cena, de Nova Andradina, também apresentou documento abrindo mão da vaga.

Na reunião na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), participaram os clubes classificados para a competição, com exceção do Águia Negra que não enviou representante. Operário AC, de Dourados, e Misto EC, de Três Lagoas, times que sobem da Série B, também foram convidados.

Com a desistência do Naviraiense e o não aceite do Cena em ocupar a vaga aberta, os clubes discutiram mudanças no regulamento e chegaram até a voltar a discutir a possibilidade de fazer o campeonato em pontos corridos, ideia descartada em seguida. O primeiro consenso foi em relação ao rebaixamento. Com o Naviraiense já colocado na segunda divisão, a outra vaga no rebaixamento será do time de pior índice técnico entre os dois grupos.

Quadrangular final

Mantidas primeira fase e quartas de final como nos anos anteriores, a mudança feita foi na fase final da competição. Os quatro semifinalistas vão disputar um quadrangular final em turno e returno, todos contra todos. Após essas seis rodadas, o time de melhor campanha será declarado campeão e o segundo, vice. Os clubes garantem também vagas na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. O campeão jogará também a Copa Verde.

A mudança agradou os clubes, particularmente o Operário, que propôs o sistema ainda na primeira reunião, no mês de outubro. “Acreditamos ser uma fórmula mais justa. Neste ano, por exemplo, fizemos a melhor campanha geral e perdemos vaga na decisão por causa de um gol. Agora o clubes finalistas podem disputar o título em igualdade de condições”, afirmou o presidente do Galo, Estevão Petrallás.

O Estadual começa no dia 17 de janeiro com os jogos entre ABC e Operário, Misto e Novo e ainda Comercial e Costa Rica pelo Grupo A. Pelo Grupo B jogam Urso e Sete de Dourados, Operário AC e Águia Negra. O Corumbaense folga na primeira rodada.

(*) Informações com o Capital News.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...