31.7 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Sem ar condicionado, alunos se mobilizam nas redes sociais e marcam protesto em frente a faculdade

13/03/2017 11h44

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

Abaixo assinado, discussão nas redes sociais e uma manifestação agendada para a noite desta segunda-feira (13) em frente a uma universidade particular de Três Lagoas, marcaram a movimentação de um grupo de estudantes que “lutam” por melhores condições de estudo, e dentre as principais reivindicações está à instalação de ar condicionado nas salas de aula.

A movimentação que começou tímida ganhou força durante o fim de semana e nesta manhã (13) o evento criado no facebook já possui, até o momento da publicação desta matéria, 683 confirmações de participação e 235 interessados, além disso o abaixo assinado já possui mais de 480 assinaturas.

Dentre as reivindicações dos estudantes, além da instalação do ar-condicionado, estão a melhoria nos bebedouros da instituição, instalação de cobertura nas áreas abertas e aprimoramento das rampas de acessibilidade.

De acordo com os organizadores no manifesto, a ideia de criar um evento no facebook e mobilizar todos os estudantes da instituição aconteceu depois que alguns alunos passaram mal devido ao calor excessivo dentro das salas de aula e quando questionaram a reitoria da possibilidade da instalação de ar-condicionado nas salas, a resposta foi que para realizar este tipo de investimento seria necessário aumentar de 20% a 30% o valor da mensalidade.

A movimentação tem por objetivo reivindicar melhorias na instituição e para serem ouvidos, se reunirão em frente à faculdade a partir das 19h30m desta segunda-feira (13) e pedem aos participantes que levem cartazes e gravem vídeos de até 10 segundos para serem exibidos durante o ato.

Em meio à grande repercussão entre os alunos, a faculdade se pronunciou alegando há alguns foi realizada a instalação de climatizadores e a aplicação de revestimentos com isolamento térmico nos telhados da unidade e que mesmo com as amplas janelas e os ventiladores em todas as salas ainda assim o calor na região é muito forte.

Em nota oficial, a instituição afirma que dentro do plano de investimentos consta a implantação de novo sistema elétrico, por meio da substituição do transformador e da rede interna existentes, para permitir o aumento da capacidade de kilowatt, o que será o primeiro passo para a nova estrutura de ar-condicionado, a ser implantada gradualmente.

CONFIRA A NOTA NA INTEGRA

Prezados acadêmicos.

Desde 1995 a AEMS vem investindo em Três Lagoas em novos cursos, laboratórios, equipamentos e salas de aula, criando empregos e oferecendo oportunidades de ascensão social, com uma política de mensalidades entre os menores valores do Estado e da região, para oferecer acesso à educação superior.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Ciente quanto às diversas manifestações dos nossos alunos, anos atrás instalamos climatizadores e aplicamos revestimentos com isolamento térmico nos telhados das nossas instalações, porém mesmo com amplas janelas e ventiladores em todas as salas, ainda assim, há dias em que o calor da região é ainda muito forte. Os auditórios A (anfiteatro) e B (sala do júri), as clínicas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, o Núcleo de Prática Jurídica, o Núcleo de Comunicação, os laboratórios de informática e a biblioteca já contam com eficiente sistema de refrigeração de ar e pretendemos ampliar isso para as salas de aula.

A AEMS já conta com a maior e melhor estrutura acadêmica da região, incluindo o acervo da biblioteca, equipamentos de laboratórios, clínicas e conjunto poliesportivo, está construindo um hospital veterinário e, dentro do nosso plano de investimentos, consta a implantação de novo sistema elétrico, por meio da substituição do transformador e da rede interna existentes, para permitir o aumento da capacidade de kilowatt, o que será o primeiro passo para a nova estrutura de ar-condicionado, a ser implantada gradualmente.

Assim, dentro da nossa história de crescimento e de valorização da qualidade do ensino, é oportuno parabenizar os nossos alunos, professores e coordenadores pelos ótimos resultados no Enade de 2015, e divulgar mais este nosso investimento, em atenção aos anseios dos nossos alunos e em busca de melhores condições de oferta do conhecimento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional.