11.3 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Sejusp regulamenta medidas restritivas e barreiras sanitárias em MS para conter avanço da pandemia

A Sejusp em sistema de força tarefa conjunta, fiscalizará o cumprimento das medidas restritivas estabelecidas pelo Decreto Estadual

26/03/2021 10h17
Por: Gabrielle Borges

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) publicou nesta sexta-feira (26), resolução regulamentando as medidas restritivas e barreiras sanitárias em Mato Grosso do Sul, para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no Estado.

Conforme a resolução, a Sejusp em sistema de força tarefa conjunta, fiscalizará o cumprimento das medidas restritivas estabelecidas pelo Decreto Estadual, devendo cada instituição indicar para o gabinete da Sejusp em 24 horas, seu respectivo membro focal para gerir as atividades da instituição no âmbito da força tarefa criada e responder aos expedientes oriundos da atividade, sendo indicado como ponto focal da Secretaria.

Integram a força-tarefa conjunta: Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros. Poderão participar das atividades de fiscalização, em cooperação, a Vigilância Sanitária Estadual, Vigilâncias Sanitárias Municipais e Guardas Municipais.

Além das atividades de fiscalização, a força-tarefa conjunta executará barreiras sanitárias nos aeroportos e pontos de orientação e fiscalização nas rodovias localizadas no território sul-mato-grossense, com apoio tático-operacional da Comissão de Controle Sanitário (CCS).

Os membros focais de cada instituição, em conjunto com a CCS, estabelecerão os locais de execução das barreiras sanitárias, seguindo todo o protocolo operacional já criado pela CCS.

A cada cinco dias de operação (de fiscalização e barreiras sanitárias) será elaborado um relatório pela força-tarefa conjunta e encaminhado ao Gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Localizando a pessoa com sintomas de infecção por coronavírus durante as atividades de fiscalização ou na execução das barreiras sanitárias, será imediatamente encaminhada para a unidade de saúde pública mais próxima.

Sede da Sejusp: Segurança Pública. (Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atingidos por golpe do INSS buscam ressarcimento em agências dos Correios

Descontos indevidos atingiram beneficiários em todo o País; Correios fazem atendimento gratuito e sem necessidade de ação judicial Cerca de 30 mil sul-mato-grossenses, entre aposentados...

Fiocruz alerta: casos graves de infecção respiratória ainda preocupam, apesar de queda

Boletim InfoGripe mostra que crianças pequenas são as mais afetadas e influenza A é principal causa de mortes entre idosos O número de casos de...

Saúde oferece capacitação em feridas para profissionais da Atenção Básica

Nos dias 16 e 17 de julho, A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o...