22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Seguridade debaterá Contribuição Social sobre Grandes Fortunas

Política – 21/05/2012 – 07:05

A Comissão de Seguridade Social e Família vai realizar audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 48/11, que cria a Contribuição Social sobre Grandes Fortunas (CSGF), e os impactos econômicos diante das medidas de redução de impostos e tributos do governo ao setor produtivo.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que é contrário ao tributo. De autoria do Dr. Aluizio (PV-RJ), o projeto regulamenta o imposto sobre grandes fortunas e prevê que a contribuição social será obtida a partir da titularidade de bens e direitos em montante superior a R$ 5,52 milhões sobre pessoas físicas e jurídicas, em 31 de dezembro de cada ano-calendário.

Na opinião de Santo Agostini, um tributo como esse implica evidente perda de capacidade de atração de novos investimentos para o Brasil e de estímulo à produção. “Um dos grandes males de natureza econômica e jurídica desse tributo é o fato de incidir sobre valores que já sofreram tributação direta, como o imposto de renda sobre rendimentos do trabalho e do capital, e dos impostos sobre o patrimônio”, acrescenta Agostini.

Segundo o deputado, o projeto de lei complementar 48/11 contraria as medidas recentemente tomadas pela presidente da República, Dilma Rousseff, as quais vêm desonerando a folha de pagamento das empresas e concedendo incentivos fiscais.

Santo Agostini acrescentou que a arrecadação que se pretende com a nova contribuição não solucionará os problemas da saúde, “assim como não prosperou a CPMF”.

Serão convidados para o debate:

  • a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral;

  • o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa Filho;

  • o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Robson Braga de Andrade; e

  • representantes das confederações nacionais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CNA); das Instituições Financeiras (CNF); do Comércio (CNC); e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.