33.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 11 de novembro, 2025

Seguridade aprova projeto que dobra dedução do IR

Economia – 08/06/2012 – 08:06

Conforme a proposta, terá o mesmo benefício quem adotar criança afrodescendente ou que tenha deficiência ou doença grave.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 942/11, do deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), que dobra a dedução do Imposto de Renda relativa a dependente para quem adotar criança com 2 anos de idade ou mais (adoção tardia). No ano-calendário de 2011, a dedução por dependente é de R$ 1.889,64.

O projeto estende o benefício para a adoção de criança de qualquer idade que seja afrodescendente ou que tenha deficiência ou doença grave.

Segundo o autor, a proposta pretende corrigir algumas distorções em relação à adoção no País. Citando dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Almeida afirma que mais de 80% dos pais adotivos preferem crianças com menos de três anos e quase 50% preferem crianças brancas.

“Ocorre que a realidade é bem diferente: a maioria das crianças disponíveis tem a pele negra ou parda (52%) e já passou dos 3 anos (87%)”, observa Almeida, chamando atenção para o preconceito que envolve a adoção de crianças maiores, adolescentes, afrodescendentes ou com alguma deficiência.

O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), disse que “esses incentivos para a adoção de crianças que são normalmente preteridas são extremamente salutares, até mesmo como forma de inclusão e justiça social”.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 100 quilos de drogas após perseguição em Água Clara

Condutor abandonou o veículo e fugiu a pé, onde no carro havia 101 kg de maconha e quase 6 kg de skunk.

Jovem tem overdose após engolir cápsulas de cocaína dentro de ônibus na BR 262

Passageiro de 23 anos transportava mais de 70 cápsulas da droga, onde mulher que o acompanhava também foi hospitalizada em Três Lagoas

Câmara de Três Lagoas aprova criação do Conselho e do Fundo Municipal de Esporte

Medida fortalece políticas públicas e garante transparência na aplicação de recursos destinados ao setor esportivo