A Anvisa iniciou em maio um novo ciclo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, em parceria com estados, municípios e o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais. Até dezembro de 2025, serão coletadas 3.505 amostras de 13 alimentos, como abacaxi, feijão, morango e trigo, em 26 estados e no Distrito Federal.
Este é o terceiro ciclo do Plano Plurianual 2023–2025, que monitora resíduos em 36 alimentos representando cerca de 80% do consumo vegetal no país. Criado em 2001, o programa busca identificar e reduzir riscos à saúde causados por agrotóxicos nos alimentos consumidos pela população.
As coletas são feitas semanalmente por vigilâncias sanitárias locais, diretamente em supermercados e feiras, seguindo critérios que refletem os hábitos alimentares dos brasileiros, conforme dados do IBGE. Atualmente, mais de 300 tipos de agrotóxicos são analisados, com mais de 45 mil amostras avaliadas desde o início do programa. Os resultados orientam ações regulatórias e mapeiam potenciais riscos à saúde pública.
Com informações Agência Brasil