Vítima é uma criança de 2 anos de idade que residia no exterior.
Nesta quinta (29), o Setor de Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da Secretaria Municipal de Saúde registrou mais um óbito por Covid-19 em Três Lagoas. A morte aconteceu na última segunda (26), mas só foi divulgada hoje pelo setor.
A vítima é uma criança de 2 anos de idade, brasileira, mas que residia no exterior, onde seus familiares já apresentavam sintomas de COVID e não tinha comorbidades. Ainda segundo a assessoria da Prefeitura Municipal, a família voltou para Três Lagoas, e em seguida, a criança veio a falecer pela doença.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que além da alta dos números de COVID na cidade, há também a possibilidade de subnotificações, que são de pessoas gripadas, mas que não fazem teste ou que fazem auto teste, essas situações não estão nos dados apresentados, além da volta das internações em decorrência do vírus.
Atualmente, Três Lagoas possui três pacientes por Covid-19, sendo um em enfermaria e dois na Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Auxiliadora, e desde o início da pandemia, 555 pessoas morreram. A transmissão do vírus têm aumentado, onde já em novembro foram notificados 895 novos casos e nos primeiros 15 dias de dezembro, o número de moradores diagnosticados foram de 622.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é necessário alertar quanto à importância do uso de máscaras, mesmo entre as pessoas de menor risco, pois elas também podem transmitir o vírus à quem é mais debilitado, que sofre mais com a doença. É importante também lembrar de completar o esquema vacinal com pelo menos 3 doses, para adolescentes e adultos, e duas para crianças a partir dos 3 anos, já que a imunização é a principal forma de controlar a transmissibilidade e a ocorrência dos casos graves.