20/07/2016 – Atualizado em 20/07/2016
Por: Ana Carolina Kozara/ Noticias MS
A obra da UNEI (Unidade Educacional de Internação) Tia Aurora, que custou nove milhões de reais ao governo e que desde a sua inauguração, ocorrida em 2014, estava abandonada e sendo alvo de vandalismo, começou a receber os primeiros reparos nesta terça-feira (19) e de acordo com o diretor da unidade, Tabone, a expectativa é que os internos sejam transferidos às novas instalações até o final deste ano.
O prédio, que tem capacidade para 70 internos, foi invadido por diversas vezes e do local foram subtraídos fios de energia, peças de porcelana dos banheiros e o que mais chama a atenção foi o furto de um gerador de energia, que estava instalado em um poste, há de 10 metros de altura, alem de um motor de cerca de 15 metros, que foi retirado da casa de máquinas, sem que ninguém percebesse.
A equipe de reportagem da Rádio Caçula esteve no local e constatou o abandono da unidade, que conforme denúncia publicada neste portal de noticias, caso providências urgentes não fossem tomadas, a edificação poderia ter o mesmo destino do alojamento fazendinha, na BR-158.
ATUAL INSTALAÇÃO
A atual unidade funciona na Rua das Marias parque São Carlos, e se trata de uma residência adaptada, por este motivo apresenta diversos problemas estruturais, como a falta de cerca elétrica e rachaduras nas paredes.
Além dos problemas estruturais, a unidade tem capacidade para abrigar 12 internos e hoje no local vivem 20 adolescentes infratores, que são supervisionados por um efetivo reduzido de oito agentes, que revezam os plantões.
A Polícia Militar registrou desde o inicio de 2016, 12 tentativas de fuga, sendo que a ultima aconteceu no dia 7 de Julho, quando seis adolescentes iniciaram um motim em um dos alojamentos da unidade.
Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016 aconteceram duas fugas em menos de 15 dias, e no total, dez internos fugiram, pulando os muros da unidade.
MUDANÇA PARA O NOVO ENDEREÇO
Uma visita técnica feita pela superintendência das Uneis do estado estiveram em Três Lagoas para avaliar as instalações do prédio e diante da situação, os responsáveis afirmaram que iriam cobrar agilidade do governo do estado para que a reinauguração da unidade e transferência dos internos.
REPAROS NA UNIDADE
Nesta terça-feira (19) um grupo de dez detentos, internados no regime semiaberto de Três Lagoas, iniciou o serviço de limpeza e manutenção da unidade.
O trabalho faz parte de uma parceria firmada entre a secretária de justiça e segurança pública (Sejusp) – ) – por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) – e o Poder Judiciário, que autorizou a liberação dos internos para executarem os serviços.
De acordo com o coordenador dos trabalhos, José Antônio Garcia Sales, a previsão para que a manutenção seja concluída é de 10 à 15 dias, e os responsáveis estão empenhados em cumprir este prazo.
Vale ressaltar que os detentos que participam deste trabalho tem a remição de um dia na pana para cada três trabalhados.
Tabone, diretor da UNEI Tia Aurora, disse que a perspectiva do governo é que até o final deste ano a unidade esteja em operação, o que ocorrerá de forma gradativa, conforme as condições. De acordo com o dirigente, um posto da Polícia Militar será ativado em breve no local para garantir a manutenção dos trabalhos e para evitar que ocorra depredações.
Os trabalhos de manutenção e limpeza na nova Unei contam com o apoio do Conselho da Comunidade de Três Lagoas e da empresa Ceplan, que emprestou os maquinários utilizados.


