27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Secretário Municipal do Meio Ambiente fala sobre inundação de residências e som alto na cidade

04/12/2015 – Atualizado em 04/12/2015

Por: Redação

Antônio Rialino, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (MS) esteve com Romeu de Campos Júnior que o recebeu em seu Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula,para falar sobre as reclamações dos moradores que estavam tendo suas casas invadidas pela água da segunda e da terceira lagoa, e falaram ainda da inundação na baixada do Bairro Jardim Alvorada e utilização de som alto na área urbana.

ENTENDA O CASO DA PRIMEIRA RECLAMAÇÃO

Moradores das proximidades da segunda e terceira lagoa, na última segunda-feira (30/11) acionaram nossa reportagem para relatar a falta de manutenção por parte da administração municipal do bombeamento da água da segunda lagoa para a primeira, o que estaria acarretando o transbordamento e a invasão nas casas, levando sujeira, insetos e cobras para dentro dos quintais.

Antônio Rialino afirmou que tomou conhecimento do fato pelo Programa da Rádio Caçula e pediu desculpas aos moradores afetados pelo problema e pelo desconforto e falou sobre a quantidade de chuva que ocorreu acima do normal nos últimos dias.

Disse que o motor da bomba que joga a água para a primeira lagoa, apresentou defeitos, acarretando o transbordamento para as residências localizadas nas proximidades e, para controlar a situação, a secretaria adquiriu mais duas bombas, sendo que uma delas ainda necessita de instalação e manutenção diferenciada por serem máquinas específicas, demorando ainda mais o serviço.

Disse ainda que infelizmente no poder público as compras precisam passar por processo de licitação, levantamento de preços e demais estágios previstos na legislação o que ocasiona uma certa demora. “Os moradores da região podem ficar tranquilos, pois uma das máquinas já está em funcionamento e a segunda deverá começar a bombear amanhã (05), jogando a água para a primeira lagoa que seguirá normalmente para o Córrego da Onça” disse Rialino.

INUNDAÇÃO NO JARDIM ALVORADA

Antônio Rialino relatou que o problema da baixada do Bairro Jardim Alvorada é antigo, acarretado principalmente pelo entupimento de bueiros e bocas de lobo, e necessita que sejam providenciadas equipes de plantão para conter a sujeira e a população precisa contribuir com o descarte adequado de lixo, e pretende elaborar com outra secretaria, uma equipe para trabalhar na limpeza do bueiro de forma preventiva.

SOM ALTO

O Secretário disse que é preocupante o uso de som alto na cidade e, a secretaria mantém uma equipe de fiscais que transitam com o decibelímetro (aparelho adequado para medir o volume) e, caso seja necessário é aplicado notificação e autuação, pois a legislação precisa ser cumprida de forma adequada.

Confirmou ainda que não tinha conhecimento do som alto na quadra do estádio da ADEN, mas mandará verificar e constatar se existe a documentação para a a realização desse tipo de evento e multar se for o caso.

“Estamos fiscalizando e autuando lanchonetes, bares, festas e outros, pois o direito de usar o som não pode sobressair sobre o direito do silêncio dos demais, pois vivemos em sociedade, com direitos e deveres.” relatou Antônio Rialino.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 800 quilos de maconha e recupera dois carros furtados

As ações realizadas neste domingo resultaram na apreensão de 829 quilos de droga em veículos roubados de São Paulo.

Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional em acessibilidade digital com novo sistema de monitoramento

Ferramenta automatiza análise de portais públicos e reforça compromisso do Estado com inclusão e transparência online O Governo de Mato Grosso do Sul colocou o...

MS tem alta nas exportações e saldo recorde na balança comercial

Celulose, carne bovina e minério de ferro impulsionam desempenho positivo do Estado em 2025