04/12/2015 – Atualizado em 04/12/2015
Por: Redação
Antônio Rialino, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (MS) esteve com Romeu de Campos Júnior que o recebeu em seu Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula,para falar sobre as reclamações dos moradores que estavam tendo suas casas invadidas pela água da segunda e da terceira lagoa, e falaram ainda da inundação na baixada do Bairro Jardim Alvorada e utilização de som alto na área urbana.
ENTENDA O CASO DA PRIMEIRA RECLAMAÇÃO
Moradores das proximidades da segunda e terceira lagoa, na última segunda-feira (30/11) acionaram nossa reportagem para relatar a falta de manutenção por parte da administração municipal do bombeamento da água da segunda lagoa para a primeira, o que estaria acarretando o transbordamento e a invasão nas casas, levando sujeira, insetos e cobras para dentro dos quintais.
Antônio Rialino afirmou que tomou conhecimento do fato pelo Programa da Rádio Caçula e pediu desculpas aos moradores afetados pelo problema e pelo desconforto e falou sobre a quantidade de chuva que ocorreu acima do normal nos últimos dias.
Disse que o motor da bomba que joga a água para a primeira lagoa, apresentou defeitos, acarretando o transbordamento para as residências localizadas nas proximidades e, para controlar a situação, a secretaria adquiriu mais duas bombas, sendo que uma delas ainda necessita de instalação e manutenção diferenciada por serem máquinas específicas, demorando ainda mais o serviço.
Disse ainda que infelizmente no poder público as compras precisam passar por processo de licitação, levantamento de preços e demais estágios previstos na legislação o que ocasiona uma certa demora. “Os moradores da região podem ficar tranquilos, pois uma das máquinas já está em funcionamento e a segunda deverá começar a bombear amanhã (05), jogando a água para a primeira lagoa que seguirá normalmente para o Córrego da Onça” disse Rialino.
INUNDAÇÃO NO JARDIM ALVORADA
Antônio Rialino relatou que o problema da baixada do Bairro Jardim Alvorada é antigo, acarretado principalmente pelo entupimento de bueiros e bocas de lobo, e necessita que sejam providenciadas equipes de plantão para conter a sujeira e a população precisa contribuir com o descarte adequado de lixo, e pretende elaborar com outra secretaria, uma equipe para trabalhar na limpeza do bueiro de forma preventiva.
SOM ALTO
O Secretário disse que é preocupante o uso de som alto na cidade e, a secretaria mantém uma equipe de fiscais que transitam com o decibelímetro (aparelho adequado para medir o volume) e, caso seja necessário é aplicado notificação e autuação, pois a legislação precisa ser cumprida de forma adequada.
Confirmou ainda que não tinha conhecimento do som alto na quadra do estádio da ADEN, mas mandará verificar e constatar se existe a documentação para a a realização desse tipo de evento e multar se for o caso.
“Estamos fiscalizando e autuando lanchonetes, bares, festas e outros, pois o direito de usar o som não pode sobressair sobre o direito do silêncio dos demais, pois vivemos em sociedade, com direitos e deveres.” relatou Antônio Rialino.





