15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

Secretário Municipal trabalha para captar dinheiro de Compensações Ambientais para Três Lagoas

06/08/2015 – Atualizado em 06/08/2015

Por: Redação

Romeu de Campos Júnior, recebeu na data de hoje (6), no Programa Linha Direta com a Notícia, da Rádio Caçula, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, de Três Lagoas (MS), Antônio Rialino, para falar sobre os riscos de Três Lagoas não receber quase trinta milhões de reais de compensação ambiental, referentes às ampliações de grandes empresas instaladas no município.

Rialino disse que esse dinheiro está bloqueado atualmente, devido Projeto de Lei elaborado no governo de André Puccinelli, que visava a destinação de todos os recursos provenientes de impactos ambientais no Estado, para as obras do Aquário do Pantanal.

Antônio Rialino falou de suas constantes visitas no IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), e ao Secretário Estadual de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Jaime Verruck, para garantir que Três Lagoas possa receber pelo menos 80% das verbas provenientes dos recursos de indenização dos impactos ambientais, mas, para isso, o município precisa abrir urgentemente, licitação para contratar uma empresa que organize a audiência pública nos moldes exigidos por lei e elabore o projeto a ser apresentado no IMASUL, no máximo até o próximo mês de novembro, quando parte dessa verba será depositada na conta do instituto e, para que a cidade tenha chance de receber, pelo menos uma parte, dessa verba, é preciso que esse projeto esteja pronto.

Rialino ressalta que Três Lagoas precisa garantir a captação desse dinheiro, pois a cidade é a grande afetada ambientalmente pelas obras de ampliação das empresas, sendo que, legalmente, essa verba pode ser destinada para qualquer município do Estado.

Conforme informações do Secretário, esse dinheiro tem previsão para ser utilizado na elaboração de uma Unidade de Conservação Ambiental ou Monumento Natural nas três lagoas do município, regularizar a situação da segunda lagoa, implantar projetos de interligação das lagoas e outros destinos já relatados anteriormente.

Questionado sobre a limpeza da Esplanada NOB, Rialino falou da importância dessa limpeza, mas ainda não tem todos os equipamentos para iniciar os trabalhos na sua secretaria, mas está em contato com o setor de licitações da prefeitura para aquisição de equipamentos e maquinários que possam propiciar condições para os trabalhos de limpeza na referida área.

Segundo Rialino, quando foi retirado o trânsito dos trens na área urbana, a prefeitura falhou em não exigir que a empresa ALL (América Latina Logística), retirasse os vagões sucateados, e tais vagões ainda estão no local, causando transtornos para os moradores da Esplanada NOB e aspecto desagradável na área central da cidade.

Quanto a limpeza das ruas e praças, Rialino disse que na próxima semana, os internos do regime semiaberto de Três Lagoas iniciarão os trabalhos de limpeza e conservação de vias públicas e praças da cidade e, podem ser aproveitados para auxiliar na limpeza da NOB.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul abre 1.046 vagas no Fies do 2º semestre; estado está entre os últimos no ranking nacional

Com 1.046 vagas, Mato Grosso do Sul fica entre os últimos no ranking nacional do Fies no segundo semestre de 2025.

Frigoríficos de MS suspendem exportações de carne para os EUA após anúncio de tarifas por Trump

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul habilitados para exportação aos Estados Unidos suspenderam temporariamente a produção de carne destinada ao país norte-americano. A decisão...

Rodada de Negócios impulsiona empreendedorismo e projeta novo ciclo econômico em Bataguassu

Evento reuniu empresários, lideranças e autoridades locais para fortalecer parcerias e fomentar investimentos diante da chegada de grande indústria de celulose A cidade de Bataguassu...