24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de março, 2026

Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas recebe menção em evento Estadual

Geral – 23/04/2012 – 11:04

 Após assumir a Semad (Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas), na quarta-feira (18), a secretária municipal de Políticas Sobre Drogas (SEMAD), Valeska Linjardi, teve como primeiro ato a participação no “I Encontro de Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo de 2012”, realizado em Campinas, na quinta-feira (19), durante todo o dia, no Instituto Agronômico de Campinas.

O evento teve a participação do coordenador da Coed (Coordenação de Políticas sobre Drogas), Dr Luiz Alberto Chaves de Oliveira, o Laco, do presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), Mauro Aranha e do prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT). Na programação, palestras com temas que abrangeram a problemática das drogas nos âmbitos familiar, social, educacional e nos sistemas públicos de saúde.

Segundo Valeska, o encontro possibilitou uma discussão estadual do tema, que atinge todos os setores da sociedade, proporcionando a troca de experiência entre os Conselhos que funcionam nas cidades do Estado. “A discussão nos deu a oportunidade de estudar os exemplos que deram certo ou não, e quais são as iniciativas que ainda podem ser exploradas para a redução permanente de casos de dependência química”, declarou a secretária.

Secretaria – Sobre a atuação da SEMAD, Valeska ressaltou a atenção especial que será dada para a prevenção do uso das drogas. “Nossa principal meta é trabalhar a precaução, agindo junto aos outros órgãos indiretamente responsáveis, como Secretarias Municipais de Educação, Esportes, Saúde e Cultura, para conscientizar, educar e alertar a nossa população. Porém também nos atentaremos para o tratamento e a reinserção dos dependentes químicos na sociedade, procurando meios e parcerias que contribuam para isso”, disse Valeska.

A ação inicial da Secretaria será levantar dados que vão auxiliar no enfrentamento das drogas. “Iremos realizar um levantamento, junto ao Coned, o mais próximo possível da realidade, contendo todas as informações, tais como faixa etária e situação social dos dependentes para que, a partir disso possamos direcionar nossas ações preventivas, comentou a secretária.

O Conselho Municipal Antidrogas (Comad), que atua no município desde 1999, continuará funcionando em colaboração com a Secretaria de Políticas sobre Drogas. Atendendo à população, a Secretaria está funcionando na avenida Bandeirantes, 665, ao lado do Bolsa Família, inicialmente, das 8h às 13h, de segunda à sexta-feira, telefone: (18) 3722-6225.

Fonte: Secom/Prefeitura / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SEMED realiza entrega de Kits Escolares em escolas municipais

Ao todo, as escolas receberão 10.115 kits, sendo 8.931 destinados ao Ensino Fundamental l e 1.184 ao Ensino Fundamental ll.

3ª Bateria de Artilharia Antiaérea realiza cerimônia de aniversário pelos seus 48 anos

O Prefeito Municipal, Dr. Cassiano Maia, também esteve presente para prestigiar a celebração e para ser homenageado.

Departamento de Trânsito capacita agentes com Curso de Atualização

O objetivo principal do evento foi aumentar a capacitação dos agentes de trânsito e de outros profissionais da segurança pública de nosso município.