03/09/2015 – Atualizado em 03/09/2015
Por: Redação
Na data de hoje (3) Romeu de Campos Júnior, entrevistou via telefone a engenheira Maria do Carmo Avesani, Secretária de Estado de Habitação (Sehab) e Diretora-Presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul(Agehab), para falar sobre o Programa Habitacional Financiado com Subsídio destinado às famílias de baixa renda e os municípios que estão participando com a doação de áreas para a construção de moradias populares.
A Secretária disse que, inicialmente 44 municípios estão na parceria, sendo que alguns municípios, por estarem com documentação adiantada, serão atendidos com início das obras previstas para os próximos meses, sendo eles: Amambai, Antônio João, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Fátima do Sul, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sidrolândia e Terenos.
Maria do Carmo ressaltou que para a segunda etapa, na qual os municípios ainda estão em fase de regularização de documentos e projetos, são: Água Clara, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Caarapó, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Figueirão, Glória de Dourados, Jaraguari, Ladário, Laguna Caarapã, Nioaque, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Sete Quedas.
Segundo a Secretária, este programa de habitação popular é uma parceria entre governo de Mato Grosso do Sul, União e municípios, e o preço estimado de cada moradia varia de sessenta e cinco a setenta mil reais, com prestações acessíveis, ou seja, quanto menor a renda familiar, maior é o subsidio do governo.
Questionada sobre a não participação de Três Lagoas neste Programa Habitacional, a Secretária disse que recebeu a visita da prefeita Márcia Moura, que conheceu e se interessou pelo programa, mas disse que ainda não possui área disponível para a construção das moradias populares, mas ficou de realizar estudos para identificar as oportunidades de área que o município possui para a doação.
Maria do Carmo finalizou relatando que a Secretaria de Estado de Habitação está de portas abertas para que Três Lagoas ou qualquer município possa fazer adesão ao programa de habitação popular.

