04/02/2014 – Atualizado em 04/02/2014
A integração da rede de saúde do município visa implantar o sistema classificatório de risco
Por: Rayani Santa Cruz
O diretor administrativo do Hospital Auxiliadora Eduardo Otonni esclareceu em coletiva de imprensa, pontos pertinentes ao atendimento a população e melhorias em vários setores do Hospital.
A secretaria de Saúde de Três Lagoas em parceria com o H.A iniciou um processo de adequação e direcionamento de pacientes, sendo assim haverá uma integração nos sistemas entre UBS (Unidade Básica de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Hospital Auxiliadora.
A rede de saúde da cidade está se adequando ao método classificatório de pacientes, ou seja, um enfermeiro avaliará o risco de saúde de cada pessoa sendo classificadas com a cor vermelha a emergência absoluta com atendido imediato, Cor amarelo classificação de urgência com tempo de espera de até 30 minutos, cor verde com classificação pouco urgente com tempo de espera de até duas horas e cor azul classificação não urgente com atendimento em até 4 horas de espera.
O objetivo da classificação de risco não é fazer um diagnóstico e sim definir uma prioridade clínica para o primeiro atendimento médico.
Com isso, o H.A. instituiu um direcionamento para atender melhor o paciente, Eduardo Otonni explicou que todas as pessoas que comparecerem ao local serão atendidas baseadas nessa classificação e que devido a integração com o UPA e UBS, o paciente poderá ser direcionado para essas unidades visando melhor atendimento médico.
“O paciente pode esperar para ser atendido no Hospital, mas se a classificação dele for azul, nós atenderemos primeiro todas as outras cores, então pode acontecer que ele espere mais, por isso a ideia é que esse atendimento seja direcionado” afirmou Carlos Jr. um dos coordenadores da implantação classificatória.
ATENDIMENTO
Atualmente o Hospital Auxiliadora atende 10 municípios próximos, incluindo Três Lagoas totalizando cerca de 250 mil pacientes atendidos mensalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Visando a humanização e melhor estruturação na equipe médica quatro enfermeiros
foram contratados, além disso toda a equipe passou por um processo de capacitação.
Segundo Eduardo Otonni uma melhor assistência será dada aos usuários da rede e o hospital não só cuidará da saúde física do paciente como também da psicológica, por isso também houve mudanças nos horários de visita passando de 1 para 4 horas.
“Estamos dando os primeiros passos, e isso é uma humanização, queremos que todos sejam bem atendidos e com o mínimo de espera”, finaliza o diretor do Hospital.


-
Content section component
-
-
-
-
-