06/03/2017 16h38
A bioquímica e farmacêutica Maria Angelina da Silva Zuque assumiu a Secretaria de Saúde em meados de fevereiro.
Por: Gil Nei Silva
Maria Angelina, foi a entrevistada dessa segunda-feira, (06), no programa Linha Direta Com a Notícia apresentado por Romeu de Campos, na Rádio Caçula.
Inicialmente afirmou que algumas dificuldades foram encontradas, como problemas com contratos, frotas, unidades de saúde, medicação, aparelhos de ar condicionado com defeito, hidráulica, elétrica, mobiliários danificados, dentre os quais, os de solução mais acessível já foram solucionados, porem existem os problemas mais complexos que são mais demorados, até mesmo pela situação burocrática normal na gestão pública.
Falando acerca das prioridades da Saúde, Angelina disse que o ponto principal é dar ênfase a Atenção Básica, como compra de medicamentos, renovação de convênios médicos com ortopedistas, ginecologistas, entre outros e oferecer mais qualidade no atendimento. “Então nos já voltamos e readequamos a atenção básica evitando que os pacientes tenham complicações maiores”, afirmou a secretária.
Maria Angelina lembrou que Três Lagoas tem uma área de cobertura extensa, exigindo um trabalho mais acentuado nas Unidades de Saúde da Família, haja vista que está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde
Com relação a questionamentos populares, como tratamentos de algumas doenças, exames, cirurgias, ela disse que tudo está sendo feito dentro de um planejamento, para que a população tenha continuidade no atendimento a Saúde pública, “Estamos implantando um sistema que ofereça mais conforto e segurança para todos que procurarem as Unidades de Saúde”, ressalta.
Sobre os servidores, a secretária esclareceu que a Saúde de Três Lagoas conta com excelentes profissionais, porém alguns funcionários tomaram posse em concurso e posteriormente não receberam nenhum treinamento, “Estamos trabalhando no sentido de capacitar ainda mais toda a nossa equipe, evitando com isso alguns problemas corriqueiros do dia-dia no atendimento”, afirmou.
Finalizando, Angelina enfatizou a importância dos meios de comunicação em passar informação aos ouvintes e leitores, falando sobre as dificuldades na área e também apresentando soluções, destacou o trabalho da Rádio Caçula e se colocou a disposição para qualquer esclarecimento.
