24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Secretaria de Saúde de MS avança na implantação do Programa de Compliance

O Grupo de Trabalho da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para a sistematização do Programa de Compliance realizou na terça-feira (6) uma reunião com representantes das Unidades de Gestão de Riscos e de Integridade Pública da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) para dar continuidade ao processo de implantação na secretaria.

Segundo o coordenador do GT e chefe do Setor de Compliance, Álvaro Cardoso de Ávila, durante o encontro, o grupo definiu as atividades a serem desenvolvidas com os servidores e o cronograma de execução.

“Um dos principais objetivos é a aplicação de um questionário a todos os servidores da SES, com o intuito de mapear o entendimento e as práticas atuais em relação ao Compliance. Essa etapa é fundamental para adaptar o programa às necessidades específicas da secretaria e garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com as novas diretrizes”, explica.

Além disso, o GT estabeleceu metas futuras, como a implementação de uma política de Gestão de Risco e um programa de integridade robusto, que devem contribuir para uma gestão mais responsável e eficaz dentro da SES. O trabalho em curso é o reflexo do compromisso da SES com a governança e a transparência, e a parceria com a CGE-MS é fundamental para o sucesso do projeto.

Entenda

Os Programas de Integridade e Compliance visam minimizar os riscos associados a práticas ilícitas, reforçando a prevenção e o combate à corrupção. Um de seus principais objetivos é garantir que dirigentes, servidores e demais colaboradores de uma organização atuem conforme valores, princípios éticos e padrões estabelecidos, assegurando a conformidade com a legalidade, a eficiência e a moralidade administrativa.

Na administração pública, integridade refere-se à adesão a princípios e condutas que priorizam o interesse coletivo em vez dos interesses pessoais.

Por sua vez, o termo “Compliance” — derivado do verbo inglês “to comply” — significa cumprir com leis e regulamentos, promovendo práticas éticas para assegurar que todos estejam alinhados com os princípios éticos da administração pública.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.