23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Secretaria de Saúde de Andradina confirma a primeira morte por H1N1 no município

21/05/2018 08h34

Por: Deyvid Santos / Com informações do site G1.com

A Secretaria de Saúde de Andradina (SP) confirmou a primeira morte do ano causada pela gripe H1N1 na cidade. A vítima é um homem de 39 anos que morava no bairro Pereira Jordão e morreu no final de abril. Segundo a secretaria, ele era diagnosticado com diabetes.

As amostras do paciente foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado do exame saiu na última sexta-feira (18). Outros seis casos de gripe estão sendo analisados. Para evitar a gripe H1N1, está sendo realizada a campanha de vacinação que termina no dia 1º de junho e, segundo a prefeitura, 52% do público-alvo já foi vacinado.

Sintomas e tratamento

A gripe, tanto a H1N1 quanto a H3N2 (Influenza B), tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e pode mudar o tempo em Três Lagoas nesta terça

Cemtec-MS prevê sol, calor de até 35°C e possibilidade de chuvas com raios e rajadas de vento

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável