03/03/2017 16h55
Prefeitura publicou nota informando sobre caso
Por: Gil Nei Silva
Secretaria Municipal de Saúde de Ladário publicou nota informando sobre segundo caso de leishmaniose em humano na cidade. Trata-se de criança de 02 anos de idade que já havia sido tratada da mesma doença em julho do ano passado. Moradora do bairro Nova Aliança, a criança está internada para tratamento. Ela foi diagnosticada na segunda-feira, 27 de fevereiro. O primeiro caso da doença registrado em Ladário este ano ocorreu em janeiro e a vítima foi um menino, também de 02 anos de idade, morador do Alta Floresta.
De acordo com nota da assessoria de comunicação da Prefeitura de Ladário, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde já estiveram no Nova Aliança para tentar descobrir como a criança foi infectada pela doença, já que não há cães em sua residência. A averiguação naquela localidade será iniciada na segunda-feira (06). Todas as casas nas proximidades da residência da criança serão visitadas pelos agentes de endemias. Os cães terão sangue coletado para exame, o resultado sai na hora. Aqueles animais que estiverem doentes serão encaminhados ao Núcleo de Controle de Zoonoses.
Mosquito-palha, transmissor: A leishmaniose é uma doença crônica causada pela picada do mosquito palha que transmite o parasita Leishmania. Existem três tipos da doença, a leishmaniose cutânia, leishmaniose visceral e a leishmaniose mucocutânea. Existem hoje cerca de 20 espécies do parasita que podem afetar os humanos. A doença
Ascom
