“Não apenas as crianças sentiram a desconexão com o outro e com o universo escolar que a pandemia provocou, mas os adultos também”, refletiu Angela.
TRÊS LAGOAS (MS) – A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Angela Maria de Brito participou do Programa Linha Direta Com a Notícia apresentado pelo editor-chefe da Caçula FM, Reginaldo Ferreira nesta quinta-feira (14), onde fez uma reflexão sobre o primeiro semestre letivo após a pandemia.
Dentre os temas citados, refere-se a mudança que a pandemia provocou em todos nós, “não apenas as crianças sentiram a desconexão com o outro e com o universo escolar que a pandemia provocou, mas os adultos também”, refletiu Angela.
“Essa desconexão com o ambiente escolar foi minimizada com as aulas digitais, embora não tenha sido tão eficiente na aprendizagem das crianças.”explicou a educadora.
Angela explicou ainda que o retorno das aulas foi um pouco tumultuado, pois, logo nas primeiras semanas, a Secretaria estava coordenando posse de concursados, realizando planejamentos, projetando encaminhamentos, elaborando metas e, ainda vistoriando estruturas físicas das escolas e, ainda supervisionando os materiais didáticos. No entanto, mesmo com esse cenário corrido, a Secretária Angela comentou que o retorno às aulas foi um momento feliz.
Outro ponto ressaltado pela Secretária de Educação é sobre o vínculo escolar que as crianças vão reaprender, após os dois anos de pandemia. “São dois anos que desaprendemos a convivência humana”, explicou Angela.
As questões socioeconômicas interferem no aproveitamento escolar. Nesse sentido, a pandemia expôs a vulnerabilidade das famílias, uma vez que em muitas casas, era apenas um celular para várias crianças realizarem a suas atividades.
Outro tema destacado pela Secretária foi o abuso sexual dentro de casa. “Então, é toda uma rede que já existia, mas que agora está muito mais vigilante”, disse Angela.
Questionada sobre a recuperação na aprendizagem no pós-pandemia, a Secretária apresentou o Projeto Proteja, que atende crianças de extrema vulnerabilidade, em seis escolas e no contra turno e além do reforço escolar, participam das aulas de teatro. O Proteja iniciou no primeiro semestre e já colhe os primeiros frutos com crianças mais confiantes. A expectativa é ampliar em 2023, com novas quadras. “Graças a sensibilidade do prefeito Angelo Guerreiro estamos dando continuidade do Proteja”, agradeceu a entrevistada.