24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Secretária de Assistência Social e Adjunta falam sobre o árduo trabalho a ser realizado em Três Lagoas

19/01/2017 – Atualizado em 19/01/2017

Por: Rayani Santa Cruz

Vera Helena Arsioli Pinho – Secretária Municipal de Assistência Social junto a Leide Daiane Franco Ferreira – adjunta da Assistência Social, primeira dama e discente do 3° ano do curso de Assistência Social estiveram no programa Linha Direta com a Notícia com Romeu de Campos Júnior, onde falaram sobre as matrículas para programas da pasta e sobre a gestão de uma forma geral.

A Secretária Vera Helena tem a seguinte formação: – Graduação em Prótese Dentária e Bacharel em Direito. Concursada na Secretaria de Saúde de Três Lagoas desde 1998.

À Secretaria Municipal de Assistência Social incumbe promover e garantir os direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais da sociedade, em especial, às crianças e adolescentes, idosos, mulheres, comunidade negra e pessoas com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social;

Programas Sociais

A Secretária disse que as rematrículas para os Programas Sociais estão abertas desde o dia 9 deste mês. No entanto, o período de matrícula para novos integrantes iniciará na próxima segunda-feira (23) e encerrado em 13 de fevereiro, data em que se iniciam as atividades nos Programas.

Hoje os programas sociais são: Bombeiros do Amanhã com 70 vagas para meninos; Pelotão Mirim 60 vagas; Patrulha Florestinha 60 vagas; Patrulha Mirim de Educação no Trânsito 60 vagas; CRASE “Coração de Mãe 1300 a 1500 alunos e Banda Marcial “Cristo Redentor” com 60 vagas.

“É uma missão árdua e eu pretendo trabalhar com crianças e adolescentes, estrutura familiar, trazer projetos, aumentar as vagas dos programas para aumentar o número de vagas para crianças” disse Leide Daiane.

As famílias interessadas deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região para a realização da matrícula e rematrícula. Após analise técnica, será entregue o encaminhamento ao Programa Social de seu território e interesse.

No município, atualmente, estão à disposição seis CRAS, são eles: CRAS Ana Maria Moreira, CRAS Amélia Jorge de Oliveira, CRAS Interlagos, CRAS São João, CRAS Ruth Filgueiras e CRAS Vila Piloto.

POP

Em relação ao POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), Vera Helena disse que o município teve alguns problemas por conta da propaganda que acabou influenciando as pessoas a virem para a cidade. Ela citou um fato ocorrido em 2016 no qual dezenas de trabalhadores vieram ao município e acabaram ficando desamparados em frente a Casa do Trabalhador, gerando a situação de rua.

Ele afirmou que em um mês são atendidos um número de 500 pessoas com problemas e casos variados. A Secretária ponderou que os funcionários que atendem esse público são excelentes profissionais e os CRAS da cidade também encaminha a pessoa ao POP.

Passagens para retornar para casa

A Secretária Adjunta Leide Daiane disse que a pessoa que vem a Três Lagoas e deseja voltar para a cidade de origem é auxiliada pela Assistência Social com passagens e orientação do Centro POP.

Comunidade LGBT

Vera Helena explicou que o trabalho da paste neste sentido é não admitir de maneira nenhuma qualquer tipo de violência em Três Lagoas. Foi citado o caso recente do homossexual Caio Lopes que foi espancado e sofreu homofobia na semana passada, e a Secretária salientou que o Prefeito Angelo Guerreiro não aceitará violência na cidade.

Segundo ela o CREAS do bairro Santo André, já compareceu na residência da família e está dando todo o suporte a vítima e a família. Ela disse que existe uma grande preocupação pois o respeito aos direitos e deveres do ser humano deve ser respeitado.

Quando questionada sobre programas específicos nessa área, Vera Helena disse que um dos funcionários da Assistência Social é o presidente da Associação LGBT da cidade, e deve ser feita uma reunião nas próximas semanas com líderes do movimento, junto a pasta e o Prefeito Angelo Guerreiro para levantar soluções e projetos de enfrentamento ao problema.

Foi dito também que varias ações de mobilizações na sociedade serão feitas em escolas, comércio e comunidades locais, para que a própria população possa corrigir e fiscalizar quaisquer tipos de infrações ou desrespeito aos direitos.

Ações

O CREAS da cidade presta atendimento às crianças, adolescentes infratores, mulheres, idosos e público LGBT’s. Vera Helena acredita que no próximo mês uma grande ação de acolhimento e apresentação dos novos gestores, onde uma apresentação será feita aos pais das crianças cadastradas em programas sociais, para haver a humanização e participação integrada do três-lagoense.

Para o mês de março ela afirmou que fará ações voltadas para o público feminino já que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

A primeira dama e adjunta afirmou que o Prefeito Angelo Guerreiro, é exigente e nos últimos dias todos estão trabalhando muito para atender a demanda da cidade. Para ela, todos os secretários estão empenhados em resolver os problemas e existe um espírito de união nessa nova gestão. Ela citou que o objetivo maior é levar melhorias a população.

A Secretária Vera Helena explicou que os detentores das pastas estão trabalhando em conjunto fazendo parcerias para trazer mais benefícios, como por exemplo a jardinagem e paisagismo dos CRAS que está sendo feito em equipe com a pasta de Meio Ambiente.

Lar dos Idosos Tia Nega

A Secretária Adjunta Leide Daiane afirmou que a Assistência Social fará uma visita, para fazer um plano de atenção maior aos idosos do local.

Sobre a migração estrangeira na cidade

Conforme Vera Helena a coordenação das ações da Política Municipal de Assistência Social e das políticas de atenção a esse público, está sendo feita. A vinda de um número grande de haitianos ocorreu há alguns anos em Três Lagoas e ela afirmou que todos eles são encaminhados aos CRAS para fazer a triagem, onde a documentação (Caso não tenha) e direcionamento de cada um é revisto.

Ela pediu para que a população que tenha qualquer objeto como fogão, geladeira, colchão e queira doar, o faça para a Assistência Social para que seja encaminhado a essas pessoas.

Quando questionada sobre o cargo de vereadora e se vai valer a pena trocar pelo cargo de Secretária, Vera Helena afirmou que os anos como vereadora foram válidos pela experiência e neste momento ela prefere ficar como Secretária pelas ações rápidas e concretas que podem ser feitas. Vera Helena afirmou que sente mais realizada e feliz como gestora da pasta de Assistência Social.


Secretária de Assistência Social Vera Helena e Adjunta Leide Daiane.



https://youtube.com/watch?v=bkQtok7r7g8

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carreta com cigarros contrabandeados é apreendida pela Polícia Federal

Motorista foi preso em flagrante durante ação de rotina da PF em Três Lagoas.

Condenado por matar a própria filha, Alexandre Nardoni deixa a prisão após quase 16 anos

Sentenciado a 30 anos pela morte da filha, ele foi solto na tarde desta segunda (6); Justiça concedeu regime aberto.

Você sabe como e onde plantar árvores e a maneira de cuidar delas? A SEMEA dá dicas e incentiva o plantio voluntário

Três Lagoas plantou um total de 377 mudas de árvores em 2024, até agora, em uma ação promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por...