24.7 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Secretaria da Saúde investiga possivel caso de chikungunya na cidade

07/11/2014 – Atualizado em 07/11/2014

Um caso foi confirmado e outros cinco ainda sendo investigados. Secretaria de saúde alerta para prevenção e tratamento da doença.

Por: G1

Mais um caso de febre chikungunya foi notificado em Mato Grosso do Sul, somando agora 13 casos notificados da doença no estado. Do total de suspeitas, um caso foi confirmado, quatro descartados e os outros oito estão em investigação.

Os primeiros registros da doença foram feitos em Campo Grande. Dos 10 casos notificados na capital sul-mato-grossense, quatro foram descartados, cinco estão sendo analisados em um laboratório em Belém (PA) e um caso, de um homem de 34 anos, foi confirmado. Outros três casos estão sendo investigados, sendo um em Três Lagoas, um em São Gabriel do Oeste e um em Itaquiraí.

A preocupação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é com o avanço do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. Móveis velhos, pneus e água parada são alguns dos ambientes que facilitam a formação de criadouros de mosquitos que transmitem as duas doenças.

Manter o terreno limpo é uma das estratégias para evitar focos da dengue e chikungunya. Uma pessoa pode contrair as duas doenças ao mesmo tempo. Os sintomas são parecidos, ms o tratamento é diferente. A febre chikungunya pode ser tratada com anti-inflamatório, já no caso da dengue, a pessoa não pode tomar remédio.

De acordo com a Sesau, médicos, enfermeiros e agentes de endemia foram treinados para identificar os casos da doença. Em maio, as equipes com mais de 435 agentes, começaram a visitar os bairros orientando sobre medidas de prevenção.

Campo Grande tem quase 380 mil imóveis e, segundo os agentes de saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira

Motorista morre após carreta boiadeira tombar na BR 158 em Três Lagoas

Cabine foi esmagada com o impacto, onde carga de gado se espalhou pela pista e mobilizou PRF e Corpo de Bombeiros

‘Dom’ morre após confronto com a Força Tática no Novo Oeste

Guilherme Josué Pena Alves, de 19 anos chegou à ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora