24 C
Três Lagoas
sábado, 12 de julho, 2025

Seccional MS é a primeira a criar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra

21/11/2014 – Atualizado em 21/11/2014

Por: Redação com informações de Assessoria de comunicação OAB/MS

A advogada Raimunda Luzia de Brito assumiu a presidência da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta quinta-feira, 20, Dia da Consciência Negra. A seccional MS é a primeira a implantar a Comissão no País.

“Nosso objetivo é fazer um resgaste histórico da população negra no Estado. Somos todos iguais, missionários da paz, e repudiamos quaisquer atos de intolerância racial”, afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues durante a solenidade. A posse da presidente da Comissão aconteceu durante o lançamento do esforço concentrado pela coleta de assinaturas pela Reforma Política e Eleições Limpas e contou com a participação do secretário da Comissão Especial de Mobilização pela Reforma Política, Aldo Arantes e do secretário-geral do CFOAB, Claudio Pereira de Souza.

“A OAB/MS é pioneira ao criar esta Comissão”, destacou o secretário-geral, ao parabenizar a Seccional pela iniciativa. Claudio aproveitou o momento para convidar Raimunda a integrar a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra, criada no último dia 3 de novembro, pelo Conselho Federal.

Raimunda Luzia de Brito, que é coordenadora estadual da Igualdade Racial, agradeceu o convite feito pela OAB/MS. “Abrir as portas para discutir as causas sociais e o negro é um ato de coragem. Aqui no Brasil, o negro ainda não é considerado cidadão de primeira classe”, denunciou. Raimunda relatou que sua luta em favor da igualdade racial começou aos 9 anos, quando foi discriminada pela primeira vez. “Minha missão é resgatar o que foi feito e o que não foi feito com o povo negro. O conselho que dou aos negros é que busquem a educação como saída para a discriminação. É na escola que se aprende a discutir de igual pra igual”, ressaltou.

“Hoje fazemos história aqui na OAB/MS, e vamos lutar pela reparação aos danos que a população negra enfrentou e ainda enfrenta em nosso Estado”, finalizou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Imagem - Assessoria de comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...

Motorista embriagado invade área de acidente e tenta fugir a pé em Três Lagoas

Na madrugada deste sábado (12), um motorista de 44 anos foi preso em flagrante em Três Lagoas (MS) após dirigir embriagado e invadir uma...

INSS inicia ressarcimento para aposentados com descontos indevidos; atendimento é feito nos Correios

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas ou sindicais entre março de 2020 e março de 2025 já podem...