Geral – 21/03/2012 – 19:03
Localizada ao leste de Mato Grosso do Sul, a cidade de Três Lagoas atraiu nos últimos anos investimentos bilionários nas indústrias de celulose, petróleo, gás e energia. A cidade, que tem 101 mil habitantes e faz divisa com São Paulo, recebeu mais de 40 indústrias com investimentos de R$ 14,5 bilhões. Até 2015 a previsão é de mais de R$ 9,5 bilhões em novas fábricas.
Diante deste cenário, o Sebrae e a Petrobras elaboraram projeto que pretende aumentar a participação das micro e pequenas empresas da região como fornecedoras da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia no Estado. A pesquisa que norteará as ações da parceria será apresentada nesta quinta-feira, 22 de março, durante Workshop, que acontece a partir das 19 horas, no Sebrae Regional Bolsão.
Durante o evento, serão apresentados o diagnóstico da demanda e oferta de bens e serviços das unidades de Petrobras em Três Lagoas e o resultado da pesquisa de consumo feita com a comunidade três-lagoense, de Brasilândia e visitantes.
“Três Lagoas está para se tornar um dos maiores polos de celulose do mundo com a construção da fábrica da Eldorado Brasil que irá produzir 1,5 milhão de toneladas”, explica o diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro. A Fibria, outra grande empresa do setor possui uma unidade no município e produz 1,2 milhão de toneladas. É também lá que está a maior fábrica da International Paper fora dos Estados Unidos.
O convênio entre Sebrae e Petrobras será desenvolvido até 2014 e é direcionado à inserção das micro e pequenas empresas de Três Lagoas e Brasilândia, com vistas a gerar mais empregos e melhorar o volume de vendas dos empreendimentos participantes. Dentre as ações previstas pela parceria estão capacitações e consultorias para orientar os empresários.
O Workshop de Negócios para Três Lagoas e Brasilândia será realizado no Sebrae Regional Bolsão, que fica localizado à Rua Zuleide Perez Tabox, 826, em Três Lagoas. Mais informações pelo (67) 3929-1220.
Fonte: Unidade de Comunicação do Sebrae/MS / SEBRAE