22 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio, 2025

Se estivesse vivo, Ramez Tebet completaria 77 anos de vida

08/11/2013 – Atualizado em 08/11/2013

Ramez Tebet nasceu em Três Lagoas e foi casado com Fairte Nassar Tebet com quem teve quatro filhos – Rames Nassar, Simone, vive governadora de MS, Eduarda e Rodrigo

Por: Marco Campos

Se estivesse vivo, o saudoso Ramez Tebet, considerado por seus colegas como um “parlamentar admirável”, “líder autêntico” e “tribuno eloqüente”, completaria 77 anos de vida nesta quinta-feira (07).

O político exemplar e dedicado foi prefeito de Três Lagoas (MS), sua cidade natal, deputado e secretário estadual, vice-governador e governador do Mato Grosso do Sul e ainda ministro de Estado e senador (de 1995 a 2003 e de 2004 a 2006), presidindo o Senado entre setembro de 2001 e fevereiro de 2003.

Durante a presidência de Tebet foi criada a Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), onde foi homenageado postumamente, com o diploma de Professor Honoris Causa pela Unilegis.

MORTE

O senador Ramez Tebet (MS), uma das principais lideranças nacionais do PMDB e ex-presidente do Senado, morreu de câncer às 23h23 de uma sexta-feira, (17/11/2006) no horário das 0h23min de sábado pelo horário de Brasília.

Ele estava em casa, em Campo Grande, acompanhado dos quatro filhos e da mulher. Aos 70 anos, Tebet estava em seu segundo mandato seguido no Senado, que terminaria no início de 2011. Em seu lugar, assumiu o suplente Valter Pereira de Oliveira.

VELÓRIO

O velório ocorreu na madrugada deste sábado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul e no final da manhã, o corpo deixou Campo Grande e seguiu para a cidade natal do senador, Três Lagoas. O corpo velado no ginásio de esportes foi enterrado no cemitério do município.

POLÍTICOS PRESENTES

Estiveram presentes Luiz Inácio Lula da Silva; o deputado federal Michel Temer, presidente nacional do PMDB; e os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) ; Pedro Simon (PMDB-RS) ; Arthur Virgílio (PSDB-AM); e Delcídio Amaral (PT-MS); além de grande multidão de treslagoenses.

CÂNCER

O senador sofria de câncer, doença contra a qual lutou por 23 anos. Ele chegou a se curar de tumores na bexiga, na garganta, no pulmão e no rim. Mas, há dois anos, teve um novo câncer diagnosticado, dessa vez no fígado.

No final de outubro, foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de sofrer uma reação alérgica a medicamentos que tomava no tratamento com quimioterapia.

Após ter alta, foi para Campo Grande, mas seu estado se agravou e os médicos disseram que ele teve falência de órgãos e entrou em coma.

CARREIRA

Formado em direito, Tebet foi prefeito de Três Lagoas (1975-78), secretário da Justiça de Mato Grosso do Sul (1978), deputado estadual (1979-82), vice-governador (1982-86) e governador de MS (1986-87) e ministro da Integração Nacional (2001).

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.