33.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Scanner consegue identificar, em segundos, se paciente teve AVC

22/06/2014 – Atualizado em 22/06/2014

Por: Jornal Ciência

Os médicos acreditam que Strokefinder, um pequeno aparelho que funciona enviando microondas para o cérebro, pode salvar vidas com rapidez e precisão.

Identificando mais cedo, o tratamento de AVC feito precocemente também pode reduzir o nível de sequelas e aumentar as chances do paciente ser capaz de ter uma vida normal posteriormente.

O AVC é a principal causa de incapacidade grave na Grã-Bretanha, com pelo menos 450 mil homens e mulheres, que vivem com problemas de fraqueza muscular e paralisia, além da perda de coordenação e do equilíbrio.

O tratamento medicamentoso pode reduzir o dano da forma mais simples do AVC, causado devido a um coágulo no cérebro, mas tem de ser dado dentro de três ou quatro horas desde sua aparição. Caso contrário, o medicamento pode fazer mais mal do que bem para o paciente.

No entanto, o tratamento não pode ser iniciado sem uma varredura eficaz para se ter certeza, pois a droga, quando dada para pessoas saudáveis, poderia ser fatal ou acarretar um derrame, devido a sangramentos no cérebro.

O aparelho, desenvolvido pelos suecos da empresa Medfield Diagnostics, está conectado com antenas móveis, que são colocadas no couro cabeludo do paciente, e que enviam microondas para fazer o diagnóstico, determinando rapidamente se existe um AVC – caso seja positivo, o aparelho ainda diz se o caso é mais grave – ou se o cérebro está saudável.

Os resultados de um teste feito em 45 pacientes, mostram que o aparelho é extremamente preciso. O pesquisador Mikael Elam, professor de neurofisiologia clínica no Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo, Suécia, disse: “Nosso objetivo com Strokefinder é diagnosticar e iniciar o tratamento de pacientes com AVC já na ambulância. Uma vez que o tempo é essencial, a utilização do instrumento leva os pacientes a sofrerem menos lesões do que o normal. Com isso, pode-se reduzir o tempo de internação em hospitais e a necessidade de reabilitação”.

Estudos maiores estão sendo planejados e espera-se que o aparelho seja aprovado para venda na Europa ainda este ano. Dr. Shamim Quadir, da Stroke Association, disse: “Esta pesquisa, mesmo em estágio inicial, possui uma boa proposta no que diz respeito a uma tecnologia portátil, acessível e que, com certeza, poderia ajudar muito novos pacientes”.

foto: divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...