18.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

Saúde realiza capacitação para diagnóstico precoce de câncer bucal

28/10/2017 10h23

Dentistas de Três Lagoas e dos municípios da microrregião participam de capacitação de diagnóstico precoce de câncer bucal

Por: Dayane Milani

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (MS) em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Bucal de Mato Grosso do Sul promoveu curso de capacitação teórica e prática de biópsia para diagnóstico precoce de câncer bucal. A capacitação foi ministrada pela cirurgiã-dentista e estomatologista, Márcia Rodrigues Gorisch, de Campo Grande (MS).

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde Bucal Márcia Regina Fernandes Issa Malacrida o curso atendeu os profissionais da microrregião. “Desde 2015, percebemos a necessidade de conscientizarmos os nossos dentistas para um olhar mais amplo e completo da saúde bucal, não apenas ao tratamento dentário e estética da boca, mas à cavidade bucal como um todo”, explicou a coordenadora.

No Mato Grosso do Sul, o câncer bucal está em 5º lugar nos índices de mortes por câncer.

“É uma triste realidade que precisa de sérias ações de enfrentamento e prevenção. Todos sabemos que o diagnóstico precoce aumenta em muito a possibilidade de cura do câncer”, observou Márcia Regina.

De acordo com a coordenadora também é de extrema importância que as pessoas sejam orientadas e conscientizadas da necessidade de procurar, ao menos uma vez ao ano, seu cirurgião-dentista, já que é o profissional mais adequado para o diagnóstico precoce do câncer bucal.

O público alvo da capacitação foram os profissionais que trabalham na Saúde Bucal de Três Lagoas e dos municípios da microrregião, que abrange Selvíria, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia e Santa Rita do Pardo, todas do estado do Mato Grosso do Sul.

Saiba

A estomatologia é uma especialidade da Odontologia para prevenir, diagnosticar e tratar doenças que se manifestam na cavidade bucal.

*Com Assessoria

Objetivo é estimular os profissionais a não se limitarem ao tratamento dentário, mas à cavidade bucal como um todo e tecidos adjacentes aos dentes. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul reduz focos de incêndio e mantém combate ativo no Pantanal e Cerrado

Área queimada no Pantanal caiu 98,8% em 2025; Corpo de Bombeiros intensifica ações preventivas com operação em todo o Estado

Avanço do câncer de colo do útero desafia saúde pública no Brasil

Levantamento da MSD Brasil revela que 60% dos casos são identificados tardiamente, o que dificulta o tratamento e aumenta a carga sobre o SUS

Instabilidade no clima pode marcar a terça-feira em Três Lagoas

Avanço de frente fria pode provocar chuvas intensas, rajadas de vento de até 60 km/h e queda nas temperaturas, alerta o Cemtec/MS