36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Saúde prorroga Campanha de Vacinação Contra a Gripe

12/05/2014 – Atualizado em 12/05/2014

Vacina continua disponível por mais uma semana nas Unidades de Saúde e no Setor de Imunização no CEM, das 8h às 15h

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu prorrogar por mais uma semana a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, desde o dia 22 de abril e que terminaria nesta sexta-feira (9).

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a prorrogação da vacinação tem o objetivo de ampliar o número de pessoas protegidas contra a gripe em Três Lagoas, já que os índices de cobertura continuam abaixo das metas, ou seja, 80%.

Esses índices de procura pela vacina, abaixo do esperado, não são tão somente no município de Três Lagoas, mas na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para cada um dos grupos prioritários de Três Lagoas para receber a vacina contra a gripe é de 21.598 doses.

Segundo dados divulgados pelo Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, até quinta-feira (8), haviam sido aplicadas apenas 6.367 doses da vacina contra a gripe, o que corresponde a 29,48% da meta de cobertura (21.598 doses).

“É importante que as pessoas procurem por uma Unidade de Saúde o quanto antes e não deixem para se vacinar nos últimos dias. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio da doença. As crianças, as gestantes e os idosos que se vacinarem antes estarão protegidos mais cedo”, alerta o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Fazem parte dos grupos prioritários crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

PREVENÇÃO

A vacina é importante e oportuna para a prevenção de três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano, ou seja, A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.

“Esse é o principal motivo que deve levar as pessoas a procurar uma Unidade de Saúde (Postos dos Bairros) ou o Setor de Imunização, no CEM, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15 horas, para receberem a vacina”, alerta a enfermeira Humberta Azambuja.

Segundo informações do Departamento de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, houve o registro de três casos notificados do vírus influenza A H1N1, em 2014.

Desses três casos notificados, apenas um foi confirmado como positivo e os demais foram descartados, em março, conforme boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.

“Trata-se de um homem de 39 anos de idade, já totalmente curado. Ele chegou a permanecer internado a tempo no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, onde recebeu medicação e tratamento adequados”, informou a diretora de Vigilância e Saneamento, Neide Yuki.

“Felizmente, em 2014, registramos apenas a ocorrência desse caso, mas a população, principalmente os grupos de risco, devem procurar se prevenir contra a gripe e a melhor prevenção é se imunizar com a vacina”, observou Neide.

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

TRANSMISSÃO

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas domina ranking de alfabetização e emplaca seis escolas entre as dez melhores de MS

Município foi destaque no Prêmio Escola Destaque 2024, com 13 unidades premiadas entre 550 participantes no estado Três Lagoas consolidou seu protagonismo na educação pública...

Jovem é assaltada por trio de suspeitos de bicicleta na Vila Nova

Vítima de 18 anos foi empurrada ao solo e teve celular e bicicleta levados, onde um dos suspeitos simulava estar armado

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (12)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...