16.5 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Saúde propõe mutirão e dia “D” de vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) sugeriu a realização de sete dias de mutirão e dia “D” de vacinação contra Covid-19 aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O objetivo é aplicar as 275 mil doses de vacinas recebidas, entre Pfizer, Coronavac e AstraZeneca, no intervalo de uma semana.

A proposta foi feita durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na quinta-feira (22).

A ação tem o apoio do presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior.

A SES aguarda posição do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para início da campanha de vacinação.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, diz que o objetivo do mutirão de vacinas é acabar com o estoque de imunizantes em geladeiras.

“Já havíamos recebido quantitativo na semana passada, temos estoques nos municípios e precisamos fazer esse mutirão tanto para evitar que vacinas fiquem estocadas em geladeiras, quanto para oportunizar a todos o direito de tomar a vacina”.

Ritmo da vacinação

Mato Grosso do Sul tem 75,75% da população vacina e 54,63% imunizada, de acordo com dados do vacinomêtro disponibilizado pela Secretaria de Estado (SES).

Isso representa 1.893.206 sul-mato-grossenses que receberam a primeira dose, 1.299.950 que receberam a segunda dose e 234.910 que receberam a dose única.  

Das 3.906.110 doses enviadas aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 3.540.508 foram aplicadas.

Campo Grande tem 69,94% de vacinados e 57,32% de imunizados, segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Este número representa 633.728 campo-grandenses que tomaram uma dose da vacina e 519.408 pessoas que tomaram às duas doses ou dose única.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do país no ranking de aplicação da segunda dose, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

A campanha de imunização contra Covid-19 começou em 19 de janeiro de 2020 em Mato Grosso do Sul. 

O objetivo é vacinar pessoas para conter o número de casos, internações e óbitos por Covid-19, além de frear a pandemia.

O avanço na vacinação já reflete na queda no número de casos confirmados, internações, taxa de contágio e óbitos pela doença.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...