13.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

Saúde promove ação de combate ao Aedes Aegypti no Centro

PREFEITURA TRÊS LAGOAS – Na luta contra a dengue, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, nesta terça-feira, 27 de fevereiro, mais um ato no combate ao mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação de mobilização e combate ao Aedes aegypti na área central, em parceria com as entidades participantes do Comitê de Mobilização e Combate à Dengue, aconteceu na Praça Senador “Ramez Tebet”.

Acompanhada do prefeito Angelo Guerreiro, a secretária da SMS, Elaine Fúrio, enfatizou que esta não é apenas mais uma ação realizada no combate à dengue. “Trabalhamos todos os dias nessa luta e nosso maior desafio é a conscientização da população”, disse Elaine. Ela completou alertando: “O Estado já informou que teremos uma epidemia em Mato Grosso do Sul, e a cidade que trabalhar em conjunto com a população sofrerá menos”.

Participaram da ação servidores da SMS, do setor de endemias e vigilância em saúde. Eles realizaram termonebulização nos bueiros, visitaram todos os comércios efetuando orientações e vistorias nos estabelecimentos e residências, realizaram blitz educativa de trânsito e utilizaram drone para verificar pontos de difícil acesso, como telhados, caixas d’água, calhas, lajes e piscinas.

O coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira, explicou que a área central foi escolhida para receber essa ação, pois registrou, no último Levantamento de Índices Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), alto índice de focos do mosquito. Além das atividades promovidas, na oportunidade foi entregue aos agentes de endemias um aparelho celular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para utilização na rotina de trabalho dos servidores. Nele, o profissional registrará todas as atividades realizadas durante as visitas. Ao todo, neste primeiro momento, o Município recebeu 70 unidades, e em breve o Estado enviará mais aparelhos.

O prefeito Angelo Guerreiro, durante seu discurso, fez um importante pedido a todos presentes. “Precisamos da participação de todos para vencer essa luta contra o mosquito”. Guerreiro ressaltou: “Por mais que nossa equipe trabalhe, que façamos várias ações, nos esforcemos, a população precisa fazer sua parte. Sozinhos não vamos conseguir. Não depende apenas da Administração Municipal. Sem o seu empenho, sem seu vizinho fazer a parte dele, a dengue vai vencer”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Diretor do Departamento de Trânsito orienta motoristas sobre cuidados em dias de chuva

As chuvas intensas exigem atenção redobrada de quem está no trânsito. Mas você sabe quais são os principais riscos enfrentados por motoristas, motociclistas e...

Larvitrampas reforçam combate ao mosquito da dengue e ajudam na prevenção de surtos em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utiliza as larvitrampas como uma importante ferramenta de monitoramento e combate...

RETOMADA HISTÓRICA – Prefeito Cassiano Maia e Presidente Lula assinam reinício das obras da UFN-3 em Três Lagoas

Em um ato que simboliza o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados...