21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Saúde participa do Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Saúde – 26/04/2013 – 16:04

Evento na Circular da Lagoa Maior, na tarde da próxima sexta-feira, tem a finalidade de conscientizar a população sobre prevenção e controle da doença

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Programa Municipal HiperDia, da Secretaria Municipal de Saúde Pública, estará participando do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, na próxima sexta-feira (26), no período das16h às 19h.

As ações alusivas ao dia, concentradas na “Atenção à Sua Pressão! Eu Sou 12X8”, serão nas proximidades da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), na Circular da Lagoa Maior.

O objetivo do evento, aproveitando a oportunidade em que um grande número de pessoas se concentra na Orla da Lagoa Maior para caminhada, ginástica e outras atividades de condicionamento físico e esportivo, “é conscientizar a população sobre a prevenção e o controle da doença da hipertensão arterial”, informou Darlene Heloisa Ferrari Ruiz. Ela é da Coordenação do Programa Municipal HiperDia.

Para essa tarde, estão previstas as seguintes atividades: aferição de pressão arterial; avaliação antropométrica (circunferência abdominal, peso, estatura); orientações relacionadas à prevenção e controle da Hipertensão Arterial; e aula demonstrativa de Kickboxing, a cargo do professor Alex Ortiz.

Para a realização deste evento, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, conta com as parcerias das Faculdades Integradas AEMS, da unidade local do Sest/Senat (Serviço Social dos Transportes) e também das empresas Atlhetica, Idroplane

InterClinicas.

INFARTO E AVC

Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotênciasexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

“Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, segundo prescrição, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada”, orienta Darlene.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é preso após tentativa de furto e ameaça com faca em Três Lagoas

Um jovem de 20 anos foi preso na noite desta terça-feira (19) após ser surpreendido durante uma tentativa de furto em um barracão localizado...

Inep divulga resultado de recursos para atendimento especializado na PND

Mais de 1,1 milhão de candidatos estão inscritos na primeira edição da prova, que será aplicada em 26 de outubro

Amanda Nodari destaca inovação como motor do setor florestal em Três Lagoas

Especialista da Dexco ressalta a importância da conexão entre empresas e startups para o futuro da silvicultura brasileira O Evolution – Encontro de Inovações e...