34.5 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Saúde participa da Semana Nacional de Combate à Dengue

21/11/2013 – Atualizado em 21/11/2013

Ações junto à população consistem na distribuição de panfletos e alerta quanto à responsabilidade de todos na eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as múltiplas ações de enfrentamento à Dengue, alertando diretamente a população quanto ao risco de surgimento de novo surto da doença e sobre a responsabilidade que todos temos na eliminação dos focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Essas ações estão inseridas na Semana Nacional de Combate à Dengue, instituída pelo Ministério da Saúde, nesta semana de novembro (18 a 23), em todos os municípios do Brasil.

Nesta ação específica, toda a população de Três Lagoas é convocada a dedicar “ao menos 10 minutos por semana para fiscalizar seu quintal e interior de sua residência, no intuito de localizar, recolher e eliminar todo e qualquer criadouro do mosquito Aedes Aegypti, vetor da Dengue”, ressaltou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito.

Ele se referiu à responsabilidade que todo o cidadão, morador de Três Lagoas, deve assumir no enfrentamento à Dengue, cuidando da ordem e limpeza de sua propriedade para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

“Se cada cidadão fizer a sua parte e vigiar o seu quintal e a sua casa, ao menos uma vez por semana, será possível conter as sérias ameaças da Dengue à saúde da nossa população”, alertou.

Além da panfletagem, já realizada na Feira Noturna da última quarta-feira (20), equipes de Agentes Comunitários de Saúde do Jardim Maristela e equipes de Educação em Saúde e de Agentes de Combate a Endemias estarão nas principais ruas do Centro, principalmente, em frente às lojas comerciais mais movimentadas, a partir das 8h desta sexta-feira (22), intensificando “as ações de conscientização e orientação da população, quanto aos perigos da Dengue e a participação que todos devemos ter no enfrentamento ao mosquito transmissor da doença”, enfatizou o coordenador de Educação em Saúde.

“Esse é um trabalho contínuo, que a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas vem realizando, junto às Escolas, Associações de Moradores, Igrejas, Comércio, Indústrias e nas visitas domiciliares dos nossos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Combate a Endemias e de todo o pessoal do setor de Controle de Vetores”, lembrou Fernando.

SURTO DE DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde continua atenta e alerta a população quanto ao perigo de um novo surto de Dengue em Três Lagoas.

Essa situação de alerta se deve aos altos índices do LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), constatados em Três Lagoas e também divulgados pelo Ministério da Saúde.

Os altos índices do LIRA revelam a existência de focos de criadouros do mosquito em determinados locais e determinadas situações, como lixo, pneus descartados, quintais, residências e em todos os objetos e utensílios que armazenam água.

“É aí que está o perigo do surgimento de novo surto de Dengue. A Saúde de Três Lagoas, por meio de intensas campanhas e ações específicas, tem feito a sua parte. No enfrentamento à Dengue, a participação de todos é extremamente necessária”, insistiu o coordenador de Educação em Saúde.

Segundo consta nos relatórios do LIRA, os altos índices de infestação do Aedes Aegypti estão na Vila Piloto, Nossa Senhora das Graças, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida e Santo André.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motocicleta é roubada durante a madrugada e recuperada horas depois pela PM

Vítima foi abordada por dois indivíduos encapuzados; veículo foi localizado abandonado no bairro Setsul Uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor preta, foi roubada...

Caixa paga saque do FGTS para demitidos a partir de segunda-feira

Saldo bloqueado será liberado a trabalhadores demitidos entre 2020 e 2025 em duas parcelas A Caixa Econômica Federal iniciará, em 29 de janeiro, o pagamento...

Matrículas presenciais da REME 2026 começam em janeiro em Três Lagoas

Confirmação de vagas ocorre após divulgação das listas de designação, nos dias 14 e 28 de janeiro de 2026 Com o encerramento da primeira fase...